Ipojuca é a segunda cidade mais segura do Brasil

  • Categoria: Ipojuca

Apesar de os gastos com segurança pública nas cidades terem aumentado mais de 220% em 13 anos (2002-2015), o valor ainda é insuficiente para dar conta da violência. Afinal, uma pessoa é assassinada a cada 9 minutos no Brasil, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Alguns municípios brasileiros, porém, garantem melhores condições para se viver. O ranking Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems, elegeu Vinhedo (SP) a cidade com o melhor índice de segurança do país. Em segundo lugar ficou Ipojuca, em Pernambuco. As informações foram divulgadas dia 8 de julho pela conceituada revista Exame, da Editora Abril.
Para montar o ranking, o estudo levou em consideração seis critérios: o monitoramento de áreas de risco; iluminação pública; taxa de homicídios; acidades de trânsito; despesas com segurança, além do efetivo de policiais, guardas-civis municipais e agentes de trânsito.
Cada indicador recebeu um peso de acordo com sua relevância – totalizando 6 pontos. De forma geral, a pontuação dos municípios deixou a desejar. O local mais bem pontuado somou 2,172 pontos – o equivalente a apenas 36% da pontuação máxima que poderia atingir (de 6 pontos). Ipojuca ficou com 2, 138 pontos. Dentre as 30 cidades eleitas pela instituição ainda consta a capital pernambucana, em 28o lugar, com a pontuação de 1,282, quase a metade de Ipojuca, que aparece à frente de “paraísos” sulistas como Campos do Jordão (SP) e Balneário Camboriú (SC).