Os desafios de Célia Sales em Ipojuca

  • Categoria: Ipojuca
  • Escrito por Paulo Rocha

Saneamento e Educação estão entre os problemas a ser enfrentados
Paulo Rocha – As urnas de Ipojuca, neste domingo, 2 de abril, nas eleições suplementares para prefeito, confirmaram o nome de Célia Sales. Com 55,2% dos votos válidos, a candidata pelo PTB e apoiada por Armando Monteiro derrotou o ex-prefeito Carlos Santana, do PSDB, apoiado pelo governador Paulo Câmara, que ficou com 42,5% dos votos.
O resultado confirma o favoritismo que se via nas ruas do município nos dias anteriores à votação e no próprio dia do pleito. A população não aprovava a gestão de Carlos Santana, apesar dos inegáveis avanços em várias áreas e das inúmeras obras visíveis realizadas nos últimos quatro anos.
Célia Sales teve sua candidatura sancionada pelo PTB após seu marido, Romero Sales, ter sido impugnado pelo TSE após as eleições de 2016, onde saiu vencedor por uma larga margem de votos. O TRE ainda não divulgou quando será a posse da nova prefeita.
Problemas – A vitória de Célia Sales é uma mudança de rumo e uma esperança para os ipojucanos, que precisam de um gestor que resolva os muitos problemas acumulados por décadas de má gestão. Um dos municípios mais ricos do estado, atrás apenas de Recife e Jaboatão, com o maior PIB per capita de Pernambuco (8,4 bilhões para uma população de 90 mil pessoas) e receita prevista de 600 milhões de reais para 2017, Ipojuca nunca teve índices compatíveis com tanta riqueza, e é um desafio tentar entender onde foi parar tanta riqueza nas últimas duas décadas.
Governado nos últimos 20 anos por Carlos Santana e por Pedro serafim, alternadamente, Ipojuca tem péssimos índices em várias áreas consideradas essenciais. Na educação, a taxa de analfabetismo em pessoas com mais de 15 anos de idade é de 20%, mais que o dobro da média na RMR, segundo dados do Governo do Estado de Pernambuco. O Índice de Desenvolvimento Humano é médio (0,619), também menor que a média da RMR. O quesito saneamento é um dos piores da Região Metropolitana. Nos distritos e nos engenhos, é visível a precariedade, com ruas inundadas por esgoto, inclusive no destino internacional de turismo, Porto de Galinhas. Na vila, milhões foram investidos em saneamento, mas as obras foram abandonadas e projetos como o PDLI – que em tese daria nova cara às comunidades mais pobres – simplesmente deixados de lado.

Sem festa, Ipojuca completa 171 anos de emancipação

  • Categoria: Ipojuca
  • Escrito por Paulo Rocha

Convento de Santo Antônio - Ipojuca-Sede. Foto: Divulgação

Dia 30 de março o município de Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife, completa o seu 171º aniversário de emancipação política apenas com o hasteamento da bandeira. De acordo com a Secretaria de Comunicação e Imprensa, o motivo é o período eleitoral (Dia 02 de abril haverá eleições suplementares para o cargo de prefeito) e a rcomendação do Ministério Público de evitar gastos no período da gestão interina. Ipojuca é comandada hoje pelo vereador e presidente do legislativo municipal Ricardo José de Souza, conhecido popularmente como Irmão Ricardo.
A eleição para prefeito será disputada no próximo domingo entre Carlos Santana e Célia Sales, uma vez que a eleição em outubro de 2016, vencida por Romero Sales, foi anulada, pois o mesmo teve o registro indeferido pela justiça.
O município é um dos mais ricos do estado e a eleição suplementar tem acirrado os ânimos entre os eleitores de ambos os lados. Não há pesquisas oficiais divulgadas e nenhum dos candidatos é considerado preferido pelo eleitorado.

Célia Sales reúne multidão nas ruas de Ipojuca

  • Categoria: Ipojuca
  • Escrito por Paulo Rocha

Foto: Blog do Faroleiro

Do Blog do Faroleiro / Carlos Sinésio – Milhares de pessoas ocuparam as ruas de Ipojuca, no final da tarde desta segunda-feira (06/03), para participar da primeira grande caminhada promovida pela candidata a prefeita Célia Sales, do PTB. Acompanhada da candidata a vice-prefeita Patrícia de Leno, do senador Armando Monteiro Neto (PTB), do marido e ex-vereador Romero Sales e de vários políticos que a apoiam, ela dizia que não tem dúvida da vitória nas urnas no dia 2 de abril. “O povo de Ipojuca quer mudanças. Nós vamos ganhar para mudar a vida dos ipojucanos para melhor”, enfatizava, sempre festejada e cumprimentada pelos eleitores.
A concentração para a caminhada aconteceu em frente ao Convento de Santo Cristo. Depois, a multidão seguiu por várias ruas do centro  até a entrada da cidade, onde foi realizado um comício para marcar, também, a abertura do comitê de campanha.
Na próxima quarta-feira haverá uma nova grande caminhada com a candidata, em Nossa Senhora do Ó.

Foto: Divulgação

Convenção do PTB em Ipojuca confirma Célia Sales

  • Categoria: Ipojuca
  • Escrito por Paulo Rocha

Foto: Wellington Ribeiro

Por Wellington Ribeiro – “A mudança de Pernambuco tem que começar em Ipojuca”. Foi com essa frase que o senador Armando Monteiro (PTB) convocou a militância, neste domingo (5), para ganhar nas ruas de Ipojuca e garantir a vitória de Célia Sales (PTB) e Patrícia de Leno (PTN), candidatas a prefeita e vice, respectivamente, no próximo dia 2 de abril. Uma grande convenção do PTB, realizada na Faculdade José Lacerda Filho, no Centro da cidade, oficializou os nomes das postulantes da coligação “A Mudança Começa Agora”. A chapa tem o apoio de 18 partidos.
“Essa é a hora de construir uma vitória maiúscula, que corresponda ao amadurecimento do povo de Ipojuca, que, mais do que nunca, sabe qual é o caminho. O Estado está de olho em Ipojuca porque Pernambuco poderá mudar em 2018 se Ipojuca mudar em 2017”, afirmou Armando. O senador destacou que a vitória de Célia Sales vai inaugurar um novo modelo de gestão, comprometida com os interesses populares. “E esse modelo nasce comprometido em aplicar bem os recursos públicos, com zelo, com austeridade e voltando as nossas ações e atenção para a população mais carente”, disse o líder petebista.
Armando garantiu que o seu gabinete no Senado estará de portas abertas para contribuir e trabalhar junto com Célia em benefício da população e do desenvolvimento do município. “No Senado, Ipojuca vai ter um escritório”. O senador grifou ainda que a candidata a prefeita está preparada para a disputa e tem condições de celebrar uma grande vitória em abril. “Célia, você está a altura do desafio. Vamos à vitória”, convocou o petebista.
Em seu discurso, Célia Sales afirmou que está preparada para transformar Ipojuca numa cidade modelo. A candidata a prefeita destacou uma série de ações que pretende implantar em sua gestão e disse que vai governar o município contando com a participação do povo. “Nós vamos exigir que Ipojuca avance com muita rapidez porque estamos no atraso há muitos anos. E eu tenho pressa. Eu tenho pressa de transformar essa cidade em uma cidade modelo. Eu serei a melhor prefeita que Ipojuca já teve”, garantiu a petebista.
Diversas lideranças estaduais prestigiaram a convenção de Célia Sales e Patrícia de Leno, dentre elas o ex-ministro Armando Monteiro Filho. Também participaram do ato os deputados federais Ricardo Teobaldo (PTN), Silvio Costa (PTdoB) e Betinho Gomes (PSDB); os deputados estaduais Silvio Costa Filho (PRB), Bispo Ossésio (PRB), Joel da Harpa (PTN), Everaldo Cabral (PP) e Dr. Valdir (PP); a vereadora do Recife, Marília Arraes (PT); o presidente da CUT-PE, Carlos Veras; o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), Paulo Cayres; além do ex-deputado federal, Marcos Queiroz.

Convenção do PSDB em Ipojuca homologa candidatura de Carlos Santana

  • Categoria: Ipojuca
  • Escrito por Paulo Rocha

Atendendo à determinação do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco de novas eleições em Ipojuca, o PSDB homologou mais uma vez a candidatura de Carlos Santana para disputar o cargo de prefeito do Município no próximo dia dois de abril. A homologação aconteceu com a Convenção do partido, na noite desta segunda-feira (06) no distrito de Nossa Senhora do Ó, principal colégio eleitoral do socialista. Com o Clube Oense do distrito de Nossa Senhora do Ó lotado, o vice de Santana, Danda Vasconcelos (Danda Positivo), foi apresentado como representante do distrito  de Camela.
A convenção municipal contou com a presença do presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, da Deputada Estadual Simone Santana, do prefeito interino, Irmão Ricardo, vereadores eleitos na última eleição que compuseram a Coligação Ipojuca Segue em Frente e apoiadores da legenda composta por sete siglas que deram sustentação à chapa majoritária.
Em seu discurso, Carlos Santana alertou para o delicado momento político que o município vive com a anulação do último pleito. “Vamos mais uma vez para uma batalha onde a maior arma é a verdade. Sei que essa batalha exige muito suor. Vamos bater de porta em porta, olhar nos olhos da população, discutir propostas para avançarmos ainda mais. As pessoas querem ganhar essa disputa com ódio no coração e desse jeito não se ganha nada. Não vamos aceitar provocações, mentiras, agressões. Para cada mentira responderemos com o que já fizemos por Ipojuca e o que muito ainda haveremos de fazer”.
Santana citou sua trajetória política e condenou as barbárie ocorridas recentemente no município. “O que vimos hoje em dia nos deixa muito tristes. As pessoas invadindo a prefeitura, desacatando quem não compartilha do mesmo sentimento. Isso não é política”.
O tucano apresentou também na Convenção as propostas para o novo governo, lembrando os avanços ocorridos na Educação do Municipio e que muito fez pelo social: “Temos muito o que avançar. Vamos construir mais creches, ampliar o Programa Bolsa Escola, beneficiando mais famílias, o Pré Vestibular Cidadão para que mais jovens ingressem na universidade. Ofereceremos uma frota de ônibus maior para levar os universitários para as unidades de ensino superior com conforto. Além disso, vamos fechar uma parceria com o governo para implantar o programa Chapéu de Palha que irá ajudar os funcionários das usinas na entressafra”, concluiu.

Campanha para prefeitura de Ipojuca começa na próxima semana

  • Categoria: Ipojuca
  • Escrito por Paulo Rocha

Está chegando a uma definição a novela da eleição para prefeito no município de Ipojuca. Definidos os candidatos (Célia X Santana) teremos no domingo, dia 05 de fevereiro, a convenção do PTB que homologará a candidatura de Célia Sales, esposa do candidato impugnado Romero Sales, na Fajolca, em Ipojuca Centro. Dia 06, é a vez da homologação de Carlos Santana, em convenção do PSDB que acontecerá no distrito de Nossa Senhora do Ó, no Clube Coroense.
A eleição, que repetirá a disputa Sales X Santana, acontecerá no dia 2 de abril deste ano e a campanha, que na prática já começou, promete acirrar ainda mais os ânimos no terceiro município mais importante da Região Metropolitana do Recife.

Jornalista Ceça Britto perde a luta contra o câncer

  • Categoria: Ipojuca
  • Escrito por Paulo Rocha

A secretária de Imprensa do município de Ipojuca, Ceça Britto, faleceu na manhã desta segunda-feira (05/12) no Recife, vítima de câncer. Ela tinha 49 anos e deixa marido e duas filhas.
Ceça Britto era jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, com especialização em Gestão do Turismo.
Desenvolveu parte de sua carreira no Jornal do Commercio, onde foi repórter cultural e editora de Suplementos, além dos cadernos Família e Turismo. Foi secretária executiva de Comunicação do Governo de Pernambuco, secretária de Imprensa e Comunicação da Prefeitura do Recife e gerente de Imprensa da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes. Atualmente, estava à frente da Secretaria Especial de Imprensa e Comunicação de Ipojuca.
O velório está marcado para acontecer no Cemitério Memorial Guararapes, às margens da BR 101, no bairro de Jardim Jordão, e o sepultamento será amanhã, dia 6, terça-feira, às 11:30h.
Aos familiares e amigos, deixamos nossos sinceros pêsames. (Informações de João Barbosa)

Mais água em Porto de Galinhas, mas só em 2017

  • Categoria: Ipojuca
  • Escrito por Paulo Rocha

Nova Adutora de Porto de Galinhas vai melhorar o abastecimento no balneário, mas a previsão é para agosto de 2017

Foram concluídas as obras de interligação da nova Adutora de Porto de Galinhas ao Sistema Suape, localizado no Cabo de Santo Agostinho. A obra interliga o trecho da adutora até Nossa Senhora do Ó, com cinco quilômetros de extensão, na localidade conhecida como “Curva do Boi”, situada na  PE – 009 (Rotatória de acesso ao Porto de Suape).
A intervenção faz parte de uma série de quatro interligações que serão realizadas para implantar o novo Sistema Adutor de Porto de Galinhas, em execução pela Compesa. O empreendimento receberá um investimento de cerca de R$ 33 milhões e irá beneficiar, além do balneário de Porto de Galinhas, as praias de Muro Alto, Nossa Senhora do Ó e Maracaípe, todas localizadas no Litoral Sul de Pernambuco.
A interligação da adutora de Nossa Senhora do Ó ao Sistema Suape não ampliará o abastecimento de água da localidade de imediato. “A medida que a obra da adutora avançar, iremos planejar as interligações dos trechos de adutora das demais praias. Somente com o término da obra, que está 70% concluído, é que o Sistema Adutor de Porto de Galinhas entrará em funcionamento, garantindo mais água para mais de 60 mil pessoas da região”, explica o gerente de Obra da Região Metropolitana da Compesa , Edrisio Mendes. A expectativa da Compesa é finalizar a obra em agosto de 2017.
 O novo sistema  vai permitir um incremento de 800% na produção de água para o balneário de Porto de Galinhas, um dos destinos turísticos mais procurados do Nordeste, além de proporcionar melhorias no abastecimento para as praias de Muro Alto, Maracaípe e Nossa Senhora do Ó - a obra também abre perspectiva para outras praias próximas que ainda não são atendidas pela Compesa. O projeto, iniciado em maio de 2015, está sendo executado pela Compesa com recursos da Caixa Econômica Federal, e contrapartida do Governo do Estado de Pernambuco.
 O projeto do novo sistema de abastecimento de água de Porto de Galinhas terá 19 quilômetros de extensão, com tubulações que variam de 800 a 280mm de diâmetro e vai garantir uma vazão de 540 litros por segundo. As obras ainda contemplam a construção de uma estação elevatória (sistema de bombeamento) e de três reservatórios de água com capacidade de armazenamento de 11 mil metros cúbicos, localizados em Porto de Galinhas, Nossa Senhora do Ó e Muro Alto. (Fonte: Governo de PE)

Porto de Galinhas ganha novo posto de guarda-vidas

  • Categoria: Ipojuca
  • Escrito por Paulo Rocha

Foto: Cledjânio Fabrício/Prefeitura do Ipojuca

O balneário de Porto de Galinhas ganhou no início de novembro um novo posto de guarda-vidas. A iniciativa, realizada pela Prefeitura do Ipojuca, através da Secretaria Municipal de Defesa Social, em parceria com o Governo do Estado, objetiva fazer com que as ações de prevenção e socorro tenham maior visibilidade para a população nas praias ipojucanas.
A unidade está localizada ao lado da pista de skate do balneário. A solenidade de entrega foi dia 04 com a presença do prefeito Carlos Santana. Aproximadamente 60 profissionais utilizarão o equipamento para atuação. A iniciativa, cujo funcionamento acontece no horário de 8h às 17h, vai permitir salvamento aquático, apoio ao turista, acessibilidade e fiscalização de trânsito.  
“Esse é um equipamento que oferta tranquilidade para a orla de Porto de Galinhas na questão da segurança, trazendo qualidade para os salva-vidas que concluíram novo treinamento, ganhando, assim, uma importante base para o controle dos seus trabalhos. É uma preocupação enorme do nosso governo proporcionar uma tranquilidade aos turistas que frequentam as praias no município”, destacou Carlos Santana. A solenidade de inauguração contou com a participação do secretário municipal da Defesa Social, Adelmo Alves, da Deputada Estadual e primeira-dama, Simone Santana, além de representantes da Polícia Militar, autoridades e a população.

Romero Sales impetra ação contra Carlos Santana em Ipojuca

  • Categoria: Ipojuca
  • Escrito por Paulo Rocha

Material de propaganda da gestão na CEF e prédios e uniformes com as cores da campanha

A Coligação “A Mudança Começa Agora”, que tem como candidato a Prefeito de Ipojuca Romero Sales (PTB), ingressou, nesta quarta-feira (21), com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra o atual prefeito Carlos Santana (PSDB), que está sendo acusado de utilizar a máquina administrativa municipal em proveito de sua candidatura à reeleição.
Como fundamento da Ação de Investigação, os advogados de Sales alegam que  Carlos Santana tem se utilizado do seu poder político para, literalmente, tingir a cidade de amarelo e azul, cores utilizadas em sua campanha, “realizando, assim, intensa e massiva propaganda eleitoral ilícita, a fim de induzir o voto do eleitor”.
Além das denúncias apontadas, os advogados da coligação “A Mudança Começa Agora” também alegam que o Prefeito de Ipojuca  vem utilizando de propagandas institucionais espalhadas por toda a cidade, o que, segundo os mesmos, estaria vedado por força do artigo 73, VI, b, da Lei Nº 9.504/ 97. Eles informam que a gestão vem, inclusive, espalhando folders de propaganda até dentro da agência da  Caixa Econômica Federal, o que é proibido por lei.
Segundo os advogados da coligação de Romero Sales, se o atual gestor Carlos Santana for condenado ele poderá ter candidatura cassada e ficar inelegível para as eleições a se realizarem nos próximos 8 anos.
Texto e fotos: Assessoria da Coligação A Mudança Começa Agora