Bruno Rodrigues é segundo em Maracaípe

  • Categoria: Ipojuca
  • Escrito por Paulo Rocha

Foto: Prefeitura de Ipojuca

Ipojucano faz bonito na etapa de Maracaípe do Circuito Brasileiro Master de Surf

Mais de 100 surfistas de onze Estados brasileiros participaram, neste fim de semana, da etapa do Circuito Brasileiro de Surf, em Maracaípe. A competição foi dividida em cinco categorias: Sênior, Master, Grand Master, Kahuna e Grand Kahuna.
Atletas pernambucanos se destacaram ao longo da competição e chegaram na final de quatro das cinco categorias.
Disputada pela primeira vez no Circuito Brasileiro Master de Surf, a categoria Sênior, teve três pernambucanos na final. Um deles foi o ipojucano Bruno Rodrigues, que ficou em segundo por um ponto de diferença do cearense Lucinho Lima.
Os campeões receberam troféus, medalhas e premiação em dinheiro.
No próximo fim de semana, a praia de Maracaípe será cenário da segunda etapa do Circuito Nordestino de Surf Profissional. As disputas serão nas categorias Profissional, Open, Júnior e Mirim.
Os eventos são promovidos pela Confederação Brasileira de Surf, em parceria com a Federação Pernambucana e a Associação Nordestina, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Ipojuca.

Confira o resultado da 1ª Etapa do Circuito CBSurf Master 2017:

Sênior
1º - Lucinho Lima (CE) – 15.65
2º - Bruno Rodrigues (PE) – 14.65
3º - Osvaldo Cajá (PE) – 9.25
4º - Ricardo Herick (PE) – 6.35

Master
1º - Lucinho Lima (CE) – 15.75
2º - Klinger Peixoto (AL) – 14.40
3º - Rodrigo Jorge (RN) – 9.30
4º - Saulo Carvalho (PB) – 9.25

Grand Master
1º - Klinger Peixoto (AL) – 15
2º - Rogério Dantas (CE) – 11.25
3º - Maurício Bandeira (PE) – 10.50
4º - Márcio Leal (SC) – 9.15

Kahuna
1º - Jojó de Olivença (BA) – 14.50
2º - Fernando Santos (PE) – 9.60
3º - Esdras Santos (BA) – 9.30
4º - Maurício Bandeira (PE) – 6.75

Grand Kahuna
1º - Cláudio Marroquim (PE) – 12
2º - Cardoso Jr. (CE) – 11.50
3º - Adalvo Argolo (BA) – 4.30
4º - Carbon Maciel (RN) – 3.25

Ipojuca é a segunda cidade mais segura do Brasil

  • Categoria: Ipojuca
  • Escrito por Paulo Rocha

Apesar de os gastos com segurança pública nas cidades terem aumentado mais de 220% em 13 anos (2002-2015), o valor ainda é insuficiente para dar conta da violência. Afinal, uma pessoa é assassinada a cada 9 minutos no Brasil, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Alguns municípios brasileiros, porém, garantem melhores condições para se viver. O ranking Connected Smart Cities, da consultoria Urban Systems, elegeu Vinhedo (SP) a cidade com o melhor índice de segurança do país. Em segundo lugar ficou Ipojuca, em Pernambuco. As informações foram divulgadas dia 8 de julho pela conceituada revista Exame, da Editora Abril.
Para montar o ranking, o estudo levou em consideração seis critérios: o monitoramento de áreas de risco; iluminação pública; taxa de homicídios; acidades de trânsito; despesas com segurança, além do efetivo de policiais, guardas-civis municipais e agentes de trânsito.
Cada indicador recebeu um peso de acordo com sua relevância – totalizando 6 pontos. De forma geral, a pontuação dos municípios deixou a desejar. O local mais bem pontuado somou 2,172 pontos – o equivalente a apenas 36% da pontuação máxima que poderia atingir (de 6 pontos). Ipojuca ficou com 2, 138 pontos. Dentre as 30 cidades eleitas pela instituição ainda consta a capital pernambucana, em 28o lugar, com a pontuação de 1,282, quase a metade de Ipojuca, que aparece à frente de “paraísos” sulistas como Campos do Jordão (SP) e Balneário Camboriú (SC).

Ipojuca monta Gabinete de Crise para cobrar soluções

  • Categoria: Ipojuca
  • Escrito por Paulo Rocha

Os problemas dos ipojucanos, vítimas das chuvas, foram discutidos em um gabinete de crise, que envolve vários órgãos, que buscarão soluções para minimizar e resolver os problemas de casas e encostas danificadas, entre outros.
Na manhã desta segunda-feira (12), representantes da Prefeitura Municipal do Ipojuca, membros da diretoria do Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros e o presidente de SUAPE, Marcos Baptista, formaram um gabinete de crise para cobrar das autoridades soluções para os problemas enfrentados pelas pessoas afetadas pelas chuvas.
O gabinete funcionará na sede da Defesa Civil do Ipojuca, na Rua João Pessoa, no centro.

Prefeita e vice de Ipojuca vistoriam obras em Camela

  • Categoria: Ipojuca
  • Escrito por Paulo Rocha


Foto: Divulgação SECOM

Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura estão – desde o fim do mês passado – realizando diariamente serviços de requalificação em vias do distrito de Camela. As obras de manutenção devem ficar prontas até a próxima segunda-feira (12), véspera da procissão de encerramento da Festa de Santo Antônio.
Dois caminhões caçamba, um caminhão-pipa, um caminhão hidrojato e duas retroescavadeiras estão sendo usados no serviço de manutenção. As atividades que estão sendo feitas são de pavimentação de ruas, recuperação de encostas, limpeza de canaletas, substituição de tampas danificadas, entre outras.
Na manhã desta quinta-feira (8), a prefeita do Ipojuca, Célia Sales, sua vice, Patrícia de Leno, secretários municipais e assessores vistoriaram as obras e viram de perto a estrutura das vias de Camela. Eles passaram pelo centro, Rurópolis de Camela, Alto da caixa d´água e Loteamento Luiz Manoel Nogueira.
De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, obras de requalificação também devem ser feitas em outros pontos do município, nos próximos dias.

Ipojuca terá shows beneficentes em prol dos atingidos pelas chuvas

  • Categoria: Ipojuca
  • Escrito por Paulo Rocha

Evento se dará dentro das comemorações da Festa de Santo Antônio, que ocorre até o dia 13 de junho.

Artistas regionais se reuniram para realizar shows beneficentes, no distrito de Camela, em Ipojuca. A ideia é arrecadar donativos para vítimas das chuvas que atingiram o município nas últimas semanas. Entre os dias 10 e 13 de junho, apresentações culturais e religiosas serão realizadas, a partir das 20h30, em um palco montado na Rua Santo Antônio, no centro.
Pontos de recolhimentos serão instalados próximo a Igreja de Santo Antônio para doação de alimentos, além de outros donativos.
Veja a programação do evento:

Sábado, dia 10 de junho
• Orquestra Criança Cidadã “Meninos do Ipojuca”
• Luan Santos
• Forrozão Cromática

Domingo, dia 11 de junho
• William Banda Show
• Dom Juan
• Forró do Muído

Segunda, dia 12 de junho
• Jó e Júlio Sena
• Allejandro Swingado
• Pedrinho Pegação

Terça, dia 13 de junho
• Celina Borges

Ipojuca terá representante no Concurso Ler Bem

  • Categoria: Ipojuca
  • Escrito por Paulo Rocha

Estudantes de escolas do Ipojuca participaram da etapa municipal do Concurso Ler Bem, promovido pela Fundação Aspa de Incentivo à Leitura, em parceria com a prefeitura municipal.
Vinte e três alunos do 4º ano do ensino fundamental foram selecionados, por uma comissão julgadora, formada por especialistas em educação, para participarem da etapa – que começou no dia 22 de maio, na sede da biblioteca Joaquim Nabuco, no centro.
As avaliações foram feitas – até o dia 26 de maio – por meio de leituras de textos de estudantes ipojucanos.
O vencedor da etapa municipal do concurso foi o estudante José de Souza Barbosa Filho, de 9 anos. Ele estuda na Escola Municipal Maria de Lourdes Dubeux Dourado.
Como prêmio, ganhou um kit de livros e artigos de perfumaria. O estudante também representará Ipojuca na etapa regional do concurso, que será realizada no mês de agosto, no Hotel Aldeia dos Camarás, em Camaragibe.

Ipojuca fará recadastramento de ambulantes

  • Categoria: Ipojuca
  • Escrito por Paulo Rocha

Recadastramento será entre os dias 6 a 16 de junho

Vendedores ambulantes da orla de Ipojuca se reuniram dia 24 com representantes da prefeitura para discutir sobre o recadastramento e buscar soluções para os ambulantes ilegais. O encontro nesta quarta-feira (24) terminou com aplausos. O encontro foi na Secretaria Municipal de Turismo, com a presença do secretário de meio ambiente e controle urbano, Erivelto Lacerda, diretores de meio ambiente e controle urbano e representantes da secretaria de turismo.
A prefeitura do Ipojuca, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, em parceria com a Secretaria de Turismo e a Associação dos Artesãos e Vendedores Ambulantes de Artigos Diversos em Ipojuca (AVADIR), fará o recadastramento dos ambulantes entre os dias 6 a 16 de junho, das 8h às 14h, em Porto de Galinhas.

Reunião com representantes da Associação dos Barraqueiros do Litoral do Ipojuca. Foto: Divulgação

Dia 23 de maio já havia sido feita reunião com representantes da Associação dos Barraqueiros do Litoral do Ipojuca (ABLI). O objetivo da conversa foi buscar melhorias para a categoria, formada por 92 barraqueiros que ficam entre as praias de Muro Alto e Serrambi. Alguns pontos abordados no encontro foram o aumento da fiscalização, construção de um banheiro público e oferta de cursos de qualificação.

Projeto social para idosos é reaberto em Ipojuca

  • Categoria: Ipojuca
  • Escrito por Paulo Rocha

Foto: SECOM

A prefeita do Ipojuca, Célia Sales, e sua vice, Patrícia de Leno, reabriram na manhã desta segunda-feira (22) o projeto “Idoso mais do que feliz”, que funcionará nas instalações do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
A iniciativa, que faz parte da Secretaria de Bem Estar Social – e que não estava funcionando plenamente - servirá como o ponto de encontro do público da terceira idade do município.
Seiscentos e cinquenta idosos, hoje matriculados no projeto social, participarão semanalmente de palestras voltadas à saúde e ao direito do idoso, atividades psicomotoras, ações artísticas, entre outros.
Durante a reabertura, um café da manhã foi oferecido para os idosos, em três núcleos do município: Nossa Senhora do Ó, Porto de Galinhas e Engenho Maranhão.
Para se inscrever no projeto “Idoso mais do que feliz”, o interessado deve ter 60 anos ou mais, morar no município e apresentar o Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e atestado médico.

Célia Sales se reúne com o governador de Pernambuco

  • Categoria: Ipojuca
  • Escrito por Paulo Rocha

A nova prefeita do Ipojuca, Célia Sales (PTB), se reuniu dia 8 de maio, pela primeira vez, com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara. O encontro foi no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo do Estado. Também participaram da reunião o secretário de educação do Ipojuca, Romero Sales, e o secretário da casa civil do Estado, Antônio Carlos Figueira.
Durante a reunião, foram discutidos planos para o desenvolvimento do município. Entre eles, o combate à crise e ao desemprego. Na ocasião, o governador Paulo Câmara disse que está à disposição de Célia Sales para ajudar Ipojuca.

Cupe e Muro Alto – Durante o encontro, a prefeita fez algumas solicitações ao governo. Entre elas, a melhoria na sinalização da rodovia PE 09, em Porto de Galinhas, e a construção das cabeceiras da ponte do cachito, no distrito de Nossa Senhora do Ó.
No dia seguinte, terça-feira (9), o Diário Oficial do Estado divulgou o edital de licitação para a contratação de uma empresa de engenharia especializada para implantação de sistema de iluminação pública, no trecho da PE 09, até as praias de Cupe e Muro Alto.

Os desafios de Célia Sales em Ipojuca

  • Categoria: Ipojuca
  • Escrito por Paulo Rocha

Saneamento e Educação estão entre os problemas a ser enfrentados
Paulo Rocha – As urnas de Ipojuca, neste domingo, 2 de abril, nas eleições suplementares para prefeito, confirmaram o nome de Célia Sales. Com 55,2% dos votos válidos, a candidata pelo PTB e apoiada por Armando Monteiro derrotou o ex-prefeito Carlos Santana, do PSDB, apoiado pelo governador Paulo Câmara, que ficou com 42,5% dos votos.
O resultado confirma o favoritismo que se via nas ruas do município nos dias anteriores à votação e no próprio dia do pleito. A população não aprovava a gestão de Carlos Santana, apesar dos inegáveis avanços em várias áreas e das inúmeras obras visíveis realizadas nos últimos quatro anos.
Célia Sales teve sua candidatura sancionada pelo PTB após seu marido, Romero Sales, ter sido impugnado pelo TSE após as eleições de 2016, onde saiu vencedor por uma larga margem de votos. O TRE ainda não divulgou quando será a posse da nova prefeita.
Problemas – A vitória de Célia Sales é uma mudança de rumo e uma esperança para os ipojucanos, que precisam de um gestor que resolva os muitos problemas acumulados por décadas de má gestão. Um dos municípios mais ricos do estado, atrás apenas de Recife e Jaboatão, com o maior PIB per capita de Pernambuco (8,4 bilhões para uma população de 90 mil pessoas) e receita prevista de 600 milhões de reais para 2017, Ipojuca nunca teve índices compatíveis com tanta riqueza, e é um desafio tentar entender onde foi parar tanta riqueza nas últimas duas décadas.
Governado nos últimos 20 anos por Carlos Santana e por Pedro serafim, alternadamente, Ipojuca tem péssimos índices em várias áreas consideradas essenciais. Na educação, a taxa de analfabetismo em pessoas com mais de 15 anos de idade é de 20%, mais que o dobro da média na RMR, segundo dados do Governo do Estado de Pernambuco. O Índice de Desenvolvimento Humano é médio (0,619), também menor que a média da RMR. O quesito saneamento é um dos piores da Região Metropolitana. Nos distritos e nos engenhos, é visível a precariedade, com ruas inundadas por esgoto, inclusive no destino internacional de turismo, Porto de Galinhas. Na vila, milhões foram investidos em saneamento, mas as obras foram abandonadas e projetos como o PDLI – que em tese daria nova cara às comunidades mais pobres – simplesmente deixados de lado.