Hospital Colônia de Barreiros inicia processo de desospitalização

  • Categoria: Barreiros
  • Escrito por Paulo Rocha

Foto: Governo de Pernambuco

Pacientes serão atendidos pela estrutura municipal
(Com informações do governo de Pernambuco) - O Hospital Colônia Vicente Gomes de Matos, localizado em Barreiros, deu início ao processo de desospitalização de seus pacientes. A unidade abriga pacientes psiquiátricos crônicos, ou seja, de longa permanência. São 96 pessoas do sexo masculino, que recebem todo o acompanhamento psicológico e de saúde no local. Dia 16 de novembro, a unidade contava com um paciente a mais, que recebeu alta e, agora, será atendido na rede substitutiva.
Leonardo Francisco da Silva Filho, de 62 anos, estava vinculado ao hospital há 11 anos. Nos últimos dois, ele já estava morando fora da unidade, em casa própria comprada com o seu benefício. Contudo, ele continuava vinculado ao atendimento médico do Hospital Colônia, onde também recebia a medicação. A partir da alta hospitalar, ele passa a estar totalmente integrado à comunidade e a ser acompanhado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPs) e pela Estratégia de Saúde da Família. “Com a alta hospitalar, o paciente terá oportunidade de ter outros tratamentos substitutivos na rede municipal de saúde, bem como a retomar seus projetos de vida”, afirmou a diretora da unidade, Márcia Apolinário.
A alta do paciente é o primeiro marco para o processo de desospitalização de todos os internos no Hospital Colônia Vicente Gomes de Matos. A equipe da unidade está trabalhando para que os pacientes retomem os vínculos com seus familiares ou possam ser acolhidos em residências terapêuticas (RT), deixando o modelo de internação de longa permanência. Já o acompanhamento de rotina passa a ser feito pelos CAPs, como preconizado pela nova Rede de Atenção Psicossocial. O trabalho vem sendo realizado em parceria com a Diretoria Geral de Assistência Regional (Dgar) e a Gerência de Atenção à Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde (SES).
Na prática, a “desospitalização”, política implantada há tempos na área de saúde mental, significa que o hospital será desativado, em médio ou longo prazo. O Governo do Estado não mencionou o destino futuro das instalações.

POLÍCIA PRESENTE EM BARREIROS

  • Categoria: Barreiros
  • Escrito por Paulo Rocha

Operação Força no Foco realiza mais de 400 abordagens só no 1º dia de ação em Barreiros
Ação reúne policiais civis, militares e Corpo de Bombeiros
Teve início, nesta quinta-feira (16/11), a Operação Força no Foco em Barreiros. No primeiro dia de ação, os policiais militares realizaram mais de 400 abordagens. Ao todo, foram 153 automóveis abordados e 258 motocicletas, além de cinco estabelecimentos comerciais. No total, 598 pessoas foram abordadas pelos profissionais da PM, que montaram blitz em áreas consideradas “quentes” da cidade, ou seja, locais com alta incidência de criminalidade.
O objetivo é coibir os homicídios e tráfico de drogas na cidade, assim como as diversas modalidades de crimes ligadas a esse tipo de ocorrência. Essas abordagens contaram com o apoio de um helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Defesa Social, que prestou apoio à Operação durante todo o dia.
Também com o apoio da Polícia Militar, policiais civis estão promovendo uma força-tarefa para cumprir mandados de busca e apreensão, assim como mandados de prisão preventiva de diversos inquéritos de homicídios em aberto na cidade. O intuito é promover uma série de oitivas, e assim, concluir investigações que se encontram em aberto.
Bar Seguro – O Corpo de Bombeiros também participa das ações integradas da Operação Força no Foco. Com o apoio da Polícia Militar, foram reforçadas as fiscalizações a bares e restaurantes. Com isso visam coibir que estabelecimentos funcionem de forma clandestina ou irregular.

Barreiros tem Cavalgada dos Amigos dia 19

  • Categoria: Barreiros
  • Escrito por Paulo Rocha

A Prefeitura de Barreiros promove neste domingo, 19 de novembro, a II Cavalgada dos Amigos. A concentração dos vaqueiros será a partir das 8hs no Posto do Geraldinho, na Avenida Santa Amália.
Entre as atrações, Missa do Vaqueiro no Pàtio Santa Terezinha, corridas da Argolinha e do Tambor no Parque de Vaquejadas São Jorge. A cavalgada conta com o apoio de inúmeros comerciantes de Barreiros e maiores informações odem ser obtidas pelo fone (81) 9.8886.3969

Entrega de casas aos desabrigados da cheia em Barreiros

  • Categoria: Barreiros
  • Escrito por Paulo Rocha

Com a entrega de 105 casas, fica zerado o número de desabrigados no município, devido à cheia de maio.
A Prefeitura de Barreiros em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Habitação do Estado, dentro do programa Minha Casa, Minha Vida, realizou na tarde de 25 de setembro a entrega de 105 casas para as famílias desalojadas devido à enchente do mês de maio que afetou o município. A solenidade da entrega das chaves das 105 unidades habitacionais foi realizada na Fazenda Santa Clara II da Etapa 1, com a presença do Vice Prefeito Thomaz Baleia, do Secretário de Governo João Baleia, o Secretário de Ação Social Ewerton Farias, da Deputada Simone Santana, do Ministro das Cidades Bruno Araújo, o Secretário Estadual da Habitação Kaio Maniçoba, representantes da Caixa Econômica Federal e demais autoridades. Equipes da Cehab junto a Prefeitura de Barreiros acompanharam as famílias nas vistorias técnicas e no ato da assinatura do contrato. As famílias beneficiadas receberão apoio das equipes Social do Governo do Estado e Governo Municipal por 12 meses, a contar da data de entrega das unidades. Com a entrega destas 105 casas, o Governo do Estado acaba com o número de desalojados no município da Mata Sul que, no mês de maio deste ano, foi devastado pelas fortes chuvas. A Operação Prontidão – força-tarefa criada pelo governador Paulo Câmara para enfrentar os impactos da enchente, atuou na recomposição das cidades e no gerenciamento dos desabrigados e desalojados.

Projeto da Academia das Cidades em Barreiros é apresentado

  • Categoria: Barreiros
  • Escrito por Paulo Rocha

Com o objetivo de agilizar o processo para a construção de uma Academia das Cidades no município de Barreiros, o vice-prefeito Thomaz Baleia, acompanhado do arquiteto Gustavo Sá Barreto, esteve dia 04 de setembro na sede da Secretaria das Cidades, no Recife. Na oportunidade a comitiva barreirense se reuniu com a arquiteta Ana Carolina da Gama Camacho, momento em que apresentaram o projeto.
Durante o encontro, o vice-prefeito Thomaz Baleia fez questão falar do compromisso da gestão do prefeito Elimário Farias com a construção de equipamentos de convivência pública e apontou a participação do chefe de gabinete do governador Paulo Câmara, João Campos, e da deputada estadual Simone Santana, como fundamentais para que o município fosse contemplado com a obra.
“Oferecer à população barreirense a oportunidade de ter acesso a equipamentos públicos que contribuam com a promoção da cidadania, incentivo à prática esportiva e a hábitos saudáveis é um compromisso desta gestão. Aos poucos, com muito esforço e dedicação, e contando com a ajuda de parceiros importantes como João Campos e a deputada Simone Santana, estamos conseguindo alcançar grandes resultados”, falou Thomaz lembrando que ele, o prefeito Elimário e uma comitiva barreirense foram atendidos pelo governador Paulo Câmara no mês de julho, momento em que receberam a garantia que o município seria contemplado com várias obras.
Prevista para ser construída no local onde existia a antiga GRE, no Bairro de Itaperibu, a Academia das Cidades contemplará uma área de 7.900 metros quadrados onde serão construídas uma quadra poliesportiva, pista de cooper, área de convivência para que pessoas da terceira idade pratiquem exercícios, academia tradicional e uma academia de musculação com equipamentos em inox, área de apoio para profissionais de educação física, calçadão para caminhada, banheiros, um mirante para o Rio Una, além de uma estrutura para a prática de esportes radicais, a exemplo de minirrampa e Bowl, além de banheiros.
Dia 05 de setembro o vice-prefeito esteve mais uma vez na sede do Governo do Estado onde foi recebido por João Campos, oportunidade que tratou sobre a liberação de recursos para a pavimentação da Rua Maria Amália, além de outras obras. (Escrito por Wellington Ribeiro)

Após protesto em Barreiros, BB mostra descaso em nota

  • Categoria: Barreiros
  • Escrito por Paulo Rocha

Foto: Deyvson França. Veja mais fotos acessando a página AQUI

Agência está fechada há dois anos e Banco aforma não ter previsão para reabertura

Com informações do site Barreiros Esta é a Cidade – Centenas de moradores e comerciantes do município de Barreiros reuniram-se em um ato público na manhã desta quarta-feira(23), para pedir a reabertura do Banco do Brasil no município, fechado há quase dois anos. O ato teve a participação da Associação do comércio varejistas dos Barreiros (ACVB) e foi transmitido ao vivo pela rádio LITORAL FM.
Indignados, os participantes expunham faixas exigindo a reabertura do banco, e fizeram um grande percurso pela principal avenida da cidade, com apitaço e carro de som, terminando em frente à agência do BB, onde houve discursos mostrando as dificuldades enfrentadas pelos barreirenses. O tom irônico do protesto foi o corte de um bolo representando o aniversário de dois anos de fechamento da agência, após um incêndio criminoso. Durante o protesto, o comércio da cidade ficou fechado.
O fechamento da agência bancária tem causado prejuízos ao comércio local, que em sua maioria vive das vendas a funcionários públicos e aposentados do INSS. Dessa forma, os aposentados são obrigados a se deslocarem a outros municípios, como o aposentado Marcos Paulo, Maragogi e Palmares, utilizando o dinheiro para fazer compras no comércio dessas cidades. Dessa forma, os comerciantes locais sofrem prejuízos, pois perdem de vender a essa parcela da comunidade.
Conheça a história – No dia 29 de setembro de 2015, a agência, localizada na Rua Dom Luiz, no centro da cidade, foi atingida por um incêndio registrado após a explosão de caixas eletrônicos praticada por uma quadrilha de assaltantes.
No dia de hoje, qunta-feira, 24, o Banco do Brasil emitiu uma nota onde nada esclarece, muito pelo contrário, deixa claro o descaso pela população de Barreiros. Na maior cara de pau, afirma que “O Banco do Brasil reforça seu compromisso em prestar o melhor atendimento aos seus clientes” e termina afirmando que não há previsão para reabertura da agência.
O que deixa mais indignada a população, não apenas de Barreiros, é que o Banco do Brasil é um banco público, isto é, é do povo brasileiro. Um banco privado tem o direito de fechar quantas agêrncias quiser, mas um banco público deve mostrar respeito pelos seus clientes, o que não está acontecendo.

Veja abaixo a íntegra da nota:

Nota do Banco do Brasil sobre a agência em Barreiros

O Banco do Brasil informa que colabora com o processo de investigação, mas antecipa que as informações sobre o assunto são de responsabilidade do órgão responsável. O Banco do Brasil reforça seu compromisso em prestar o melhor atendimento aos seus clientes, com a oferta de atendimento via Banco Postal, e de suas unidades em praças vizinhas, central telefônica 4004.0001, além dos canais alternativos de atendimento como correspondentes bancários, Rede de Terminais do Banco 24h, mobile banking (celular) e internet. Transações de saques e consulta a saldos e extratos podem ser realizadas nas casas lotéricas. Não há previsão de normalização do atendimento da agência BB de Barreiros.

Prefeito Elimário, de Barreiros, fala em colapso financeiro e detona gestão de Carlinhos da Pedreira

  • Categoria: Barreiros
  • Escrito por Paulo Rocha

“Não vamos mexer no salário de ninguém”, afirma prefeito Elimário em entrevista

Depois de publicar decreto com redução de despesas públicas, de contratos temporários, de funções gratificadas, análise para redução de jornada de trabalho, cancelamento de cessão de servidores com ônus para a prefeitura, renegociação de contratos com fornecedores, revisão de contratos de locações, proibição de concessão de diárias, redução de 10% no consumo de água, luz e combustíveis, entre outras medidas, o prefeito de Barreiros, Elimário Farias, esteve dia 13 de julho na Rádio Litoral FM, afim explicar à população o porquê das necessárias ações.
Elimário atribui ao ex-prefeito Carlinhos da Pedreira a atual situação do município, declarando inclusive, acionar a justiça para responsabilizar criminalmente o ex-prefeito Carlinhos da Pedreira pelo “estado de colapso financeiro enfrentado pela Prefeitura”
Em entrevista ao comunicador Besouro Lima, ao lado do vice-prefeito Thomaz Baleia e os secretários Cristiano Ximenes (Finanças) e Sérgio Lima (Administração), além do Procurador Geral do Município, Dr. Eromir Moura.
“Eu já deveria ter vindo bem antes fazer essa explicação aos ouvintes e à população Barreirense, mas é que boa parte desse material sô pôde ser concluído agora”, disse o gestor referindo-se a ter recebido recentemente o estudo da auditoria que precisou ser realizada para tomar pé da situação ao qual recebeu a prefeitura e completou: “Assim, diante de alguns números que vamos passar para vocês, todos vão poder avaliar e chegar a conclusão da real situação que se encontra o município de Barreiros”.
Elimário aproveitou para lamentar o fato de não ter realizado algumas ações no que gostaria, a exemplo da antecipação de parte do 13º salário, pois alegou que hoje o Município se encontra em sérias dificuldades devido à forma desastrosa como vinha sendo conduzido. “Isso é um descaso, uma falta total de compromisso, um absurdo, uma verdadeira enganação à população e hoje estamos no vermelho, numa situação de risco total, um verdadeiro colapso”,  se referiu Elimário à gestão anterior Para corroborar com as afirmações, o gestor barreirense relacionou um débito herdado de R$ 979.946,68 referente a contas de consumo de energias não pagas à Celpe.
Em resposta às especulações sobre a sua intenção em retirar diretos dos servidores, o prefeito afirmou que apesar da situação em que encontra o Município, com dívidas que juntas superam o valor de R$ 35 milhões, a sua gestão priorizará o compromisso com o servidor público. “Essa questão do PCC (Planos de Cargos e Carreiras) é uma coisa que mais fiz questão de vir aqui na rádio (esclarecer). Não vamos mexer no salário de ninguém, não vamos mexer com o dinheiro do trabalhador”, disse afirmando ainda que não tem medido esforços para colocar a casa em dia e continuar valorizando o servidor público.
O secretário de Finanças, Cristiano Ximenes, também fez questão de apresentar um resumo de débitos deixados pela gestão passada. Entre eles, mais de R$ 12 milhões referentes à pendências com fornecedores e prestadores de serviços, quase R$ 14 milhões alusivos à contribuições previdenciárias não repassadas ao INSS, R$ 3,9 milhões no tocante ao salário de dezembro e parte do 13º salário de 2016, entre outros. “Assumimos também uma pendência no PASEP de R$ 762 mil”. Ximenes também não esqueceu um débito com precatórios.
“Logo quando nós entramos cai um presente para o prefeito Elimário. O pagamento de um precatório de R$ 2.745.000,00 mil”. Em relação a esta dívida,  secretário de Finanças informou que teve que ir ao núcleo de Precatórios, no Recife, para parcelar o valor em 48 meses, onde a Prefeitura está assumindo uma parcela mensal de aproximadamente R$ 60 mil reais.
Confira um resumo das dívidas herdadas pela gestão de Elimário Farias:
Corroborando com o que abordou o secretário de Finanças, o Procurador Geral do Município, Dr. Eromir Moura, fez questão de registrar que o prefeito Elimário Farias desde o início do seu mandato demonstrou preocupação com o cenário que aos poucos era descoberto e para não sacrificar ainda mais as finanças da prefeitura só nomeou 20% dos cargos a que teria direito.
O procurador também defendeu as medidas adotadas pelo atual gestor, alegando que elas são essenciais para garantir a manutenção do pagamento dos salários dos servidores em dia e revelou que um dos objetivos da atual gestão é o de restabelecer a situação financeira e assim elaborar um calendário anual de pagamento dos salários, o que possibilitará ao servidor público um planejamento quanto as suas contas, coisa jamais realizada anteriormente.
Dr. Eromir ainda chamou a atenção que em toda a sua trajetória profissional jamais havia encontrado uma prefeitura na situação como a de Barreiros.  “Nunca vi um cenário de desastre financeiro, de uma demonstração clara de um ex-gestor que não teve compromisso com o patrimônio público”, expressou.
Citando um trecho de uma cartilha publicada pela ex-gestão, que diz o seguinte texto: “Desde o início da nossa gestão tivemos muito cuidado em usar o dinheiro público com responsabilidade”, o procurador teceu duras críticas à forma como foi conduzida as finanças da prefeitura nos últimos anos e disparou a seguinte frase: “O que foi feito nos últimos quatro anos é tudo o que não se pode repetir”.
Expressões do tipo “gestão temerária” e “gestão irresponsável”, além de “tragédia financeira”, “herança maldita” e“terra arrasada” foram utilizadas com bastante ênfase pelo procurador para descrever a antiga gestão e traduzir a situação como foi recebido o município das mãos do ex-prefeito Carlinhos da Pedreira (PSB) . “O que foi feito aqui em Barreiros foi uma questão imoral do ponto de vista administrativo, uma flagrante ofensa à legislação, sem nenhum planejamento”, frisou Dr. Eromir, fazendo questão de fundamentar suas posições em documentos comprobatórios produzidos por Órgãos como o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE).
O procurador afirmou ainda que Carlinhos da Pedreira teria cometido o crime de apropriação indébita ao descontar contribuições previdenciárias do servidor e não repassá-las para a previdência. Fazendo questão de destacar que o Município já entrou com uma representação contra o ex-prefeito para que ele responda na justiça sobre os atos. “O ex-prefeito já responde há duas ações de improbidade administrativa por não prestação de contas. Foi representado criminalmente pelo Ministério Público Federal e Estadual”, apontou.
Na linha de mostrar que a atual gestão está agindo no sentido de reequilibrar as contas e apresentando disposição para apresentar  e contrapor o argumento daqueles que porventura tenham dúvidas das informações apresentadas, o vice-prefeito Thomaz Baleia propôs a realização de uma Audiência Pública onde todos poderiam comparecer. Neste ponto Thomaz aproveitou para desafiar ao ex-prefeito a participar e assim rebater as críticas diante de representantes da Justiça e da população. “Todo mundo tem direito a ampla defesa e a resposta. Convido àqueles que duvidarem desses números a uma Audiência Pública”, disse Thomaz.
Já Sérgio Lima, secretário de Administração, destacou o problema gerado por débitos e prestações de contas junto ao INSS, o que segundo ele estava prejudicando a aposentadoria de servidores, e falou também do constrangimento dos funcionários que tiraram empréstimos consignados e mesmo que mesmo tendo os valores deduzidos dos seus contracheques tiveram os seus nomes negativados porque a gestão anterior não estava repassando o dinheiro às instituições bancárias. Neste caso específico Sérgio informou que a atual gestão está buscando a regularização das dívidas que juntas superam o valor de R$ 880 mil reais, para que os funcionários tenham os seus nomes limpos e voltem a ter a oportunidade de conseguir crédito junto aos bancos.
Ao final da entrevista, o prefeito Elimário Farias pediu a compreensão da população e afirmou que honrará o mandato a ele confiado. “Fico aqui acertado com cada um de vocês que com o nosso empenho e com um pouco de compreensão de vocês vamos colocar as coisas no lugar e fazer tudo acontecer”, e completou: “Obrigado pela atenção, pelo respeito, pelo apoio e vamos seguir em frente porque a nossa meta é fazer sempre o melhor”. (Escrito por Wellington Ribeiro)

Em calamidade pública, Barreiros começa a atender vítimas da enchente

  • Categoria: Barreiros
  • Escrito por Paulo Rocha

Com as águas baixando e a chuva dando uma trégua, começam a ser atendidas as vítimas da enchente em Barreiros. Doações foram organizadas durante toda a madrugada, pela equipe da prefeitura de Barreiros acompanhada da Defesa Civil, para serem entregues nos abrigos disponíveis pela prefeitura e na zona rural do município.
A Secretaria de Ação Social de Barreiros vem recebendo apoio do Governo do Estado de Pernambuco, com o apoio dos efetivos da Polícia Militar, da Defesa Civil, servidores e voluntários, que já estão em mobilização plena na distribuição dos donativos.

Todos os abrigos da prefeitura com as famílias afetadas receberão, através de cadastramento prévio, os seus donativos.
Nesta segunda-feira, o governador do estado Paulo Câmara que foi recepcionado pelo prefeito Elimário Farias e seu vice Thomaz Baleia, em entrevista na Rádio Litoral FM.
O Ministro das cidades, Bruno Araújo, informou na manhã desta terça-feira, 30 de maio, que cerca de 400 casas ainda não entregues em Barreiros serão entregues a desabrigados, seguindo critérios de assistência social.
As doações, em Barreiros, continuam sendo recebidas em frente à rádio Litoral FM.

 

Barreiros plantará 10 mil árvores nas margens de rios

  • Categoria: Barreiros
  • Escrito por Paulo Rocha

Foto: Ascom

Prefeitura de Barreiros e Defesa Civil, iniciou dia 23 de maio a Gincana Ambiental “Projeto Voltando as Águas”. O projeto é uma grande parceria das Secretarias de Educação, envolvendo as escolas, Agricultura e Meio Ambiente, Saúde, Obras, Diretoria de Transporte, Guarda Municipal, IFPE - Campus Barreiros, Compesa, Igreja Católica, 45º Grupo de Escoteiros do Ar Miguel Arraes de Alencar e apoio do Amigo Irmão Linho. O objetivo da Gincana Ambiental é o plantio de 10.000 mudas de espécies nativas para recuperação da mata ciliar dos Rios Carimã e Itaperibú. A primeira escola a participar foi a Nossa Senhora da Rosa Mística, onde os alunos mostraram total empenho e dedicação ao projeto.

Elídio Moura é eleito conselheiro estadual de saúde

  • Categoria: Barreiros
  • Escrito por Paulo Rocha

Secretário de Saúde de Barreiros foi indicado pelo Colegiado de Secretários(as) Municipais de Saúde de Pernambuco

Com informações do Blog Ponto de Vista – Aconteceu na manhã desta segunda-feira (22/05/2017), no auditório da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE), cerimônia de posse dos novos Conselheiros Estaduais de Saúde de Pernambuco para o biênio 2017-2019.
Dentre os conselheiros eleitos e empossados, está o Secretário de Saúde de Barreiros Elidio Moura, representando o segmento gestor. “Sabemos da responsabilidade de fazer parte da mais alta instância do Controle Social nas políticas de saúde em Pernambuco. Devemos representar os anseios e perspectivas dos municípios do Estado, sempre tomando decisões que direcionem o bem comum”, falou Elidio Moura.
O Conselho Estadual de Saúde (CES) é um órgão colegiado de caráter permanente, paritário e deliberativo, com funções de formular estratégias, controlar e fiscalizar a execução da política estadual de saúde, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, conforme prevê a Lei 12.297, de 12 de dezembro de 2002.