Festa de São José Operário do Cabo de Santo Agostinho

A tradicional Festa acontece de 22 de abril a 1° de maio

Centenas de fiéis estiveram envolvidos em cada detalhe do evento, que este ano, além de homenagear o padroeiro da Paróquia São José Operário também tem como objetivo angariar fundos para a conclusão das obras da nova Igreja Matriz da comunidade.
Com o tema “Com São José, unidos em uma só obra”, a festa conta com missas, procissões, apresentações culturais, barracas de lanche e um espaço de catequese montado especialmente para as crianças (Salão dos Anjinhos). As atividades são realizadas na Igreja Matriz (ainda em fase de construção), situada na Vila Social, próxima ao Centro do Cabo.
A identidade visual da Festa de São José Operário 2016 buscou valorizar a cultura nordestina, inspirando-se em elementos como o cordel, a xilogravura, a linguagem matuta e o autêntico forró pé-de-serra, bem como em São José, procurando destacar a figura do trabalhador, do operário, do Pai, do homem nordestino que não foge da luta e que trabalha incansavelmente em busca de seus sonhos.
História – A Paróquia São José Operário do Cabo foi erigida em 15 de maio de 1964, por decreto de Dom Helder Câmara, que escolheu São José Operário como padroeiro por acreditar que essa região seria propícia para a instalação de fábricas e indústrias. A princípio, a sede da Paróquia funcionou, provisoriamente, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, no bairro da Destilaria. O primeiro pároco foi o Pe. Clodomiro Tavares de Sá, cuja administração durou até 1971, quando assumiu o Pe. Paulo Speekenbrik, que demonstrou nesta época a vontade de instalar a Matriz em um prédio e terreno próprios. Após anos de campanhas a Igreja Matriz, situada na Vila Social, foi inaugurada, em 1º de maio de 1986.
Nova Igreja Matriz – Nos últimos anos, a antiga Igreja Matriz (conhecida como Igreja Redonda) vinha apresentando diversas rachaduras, goteiras e infiltrações, e havia ficado pequena para comportar um número maior de fiéis. Com capacidade para 170 pessoas, nas missas de domingo chegava a receber quase o dobro.
Para oferecer mais conforto à comunidade e uma melhor estrutura, a Paróquia iniciou em 2012 uma campanha para arrecadar fundos e já está construindo um novo templo. Com 660 m², a nova Igreja terá capacidade para 420 lugares sentados e infraestrutura ideal com acessibilidade, comodidade e boa iluminação. Na área externa, estacionamento para 15 veículos e área de convivência. As obras começaram no final de 2014. Agora, a obra encontra-se em fase de acabamento.