Mostra Cabense de Esquetes começa segunda e vai até dia 22 de outubro

O Cabo de Santo Agostinho realiza a 22ª edição da Mostra Cabense de Esquetes e Poesias Encenadas (Mocaspe). A mostra acontece a partir desta segunda-feira, dia 16, estendendo-se até o dia 22 de outubro, com início às 19h, no Auditório Luíz Alves Lacerda, em Garapu, contando com o apoio da Prefeitura do Cabo.
O homenageado desse ano é Cícero Evaldo Ferreira, mais conhecido como Arariba. Natural do Cabo Santo Agostinho. Além de Ator, é produtor de várias peças conhecidas, como Lua de Sangue, que será apresentada na abertura do evento, às 20h30.
Veja abaixo a programação completa.

16/10 (Segunda-feira)
19h – Abertura
20 h – Todos Os Dias Às Cinco da Tarde
Direção: Jailson Vidigal
Trupe Cara e Coragem
20h30 – Lua de Sangue
Direção: Cícero Evaldo (Arariba)
Cia Teatral Barreto Jr.

17/10 (Terça-feira)
19h – O olho do Furacão (MP)
Direção: Itamar Filipe
Grupo: Arte em Movimento
19h30 – A Luz Que Enxergo Dentro de Ti
Direção: Rafael Dinarck
Grupo GTAZP
20h – Amor aos Pedaços
Direção: Evânia Copino
Alunos da Escola Antônio Benedito da Rocha
20h30- Peça: A Nossa senhora
Direção: Alcy Saavedra
Grupo: Coisa de Teatro

18/10 (Quarta-feira)
19h – 4:48: Maravilhosa Dor Que Diz Existirmos (MP)
Direção: Ananda Swany
Coletivo: Risoflora
19h30- Último Trem (MP)
20h – Aquele Homem Era
Direção: Ramon Bismarck
Produção independente

19/10 (Quinta-feira)
19h- Dolores
Direção: Marcos Bracho
Produção Independente
19h30 – Lampião a história não contada
Direção: Fábio Melo
Cia Cultura Trupe da Gente
20h – Vidigal
Direção: Madson de Paula
Produção independente
20h30 – Incesto (MP)
Direção – Gabriel Lopes
Trupe (Ins) Pirados

20/10 (Sexta-feira)
19h – E se a gente se conhecesse outra vez
Direção: Jaison Vidigal
Trupe Cara e Coragem
19h30 – Tiberia
Direção: Wedson Gomes
Trupe: Ousados e Abusados
20h – Corredor
Direção: Alcy Saavedra
CiaTeodora Lins e Silva
20h30 – Poemas ao vento
Direção: Val Martins
Cia Deixe-nos ser de Teatro

21/10 (Sábado)
19h – Maldita Parentela
Direção: Evânia Copino
Professores em Cena
19h30 – To be Broken – Para Estar Quebrado
Direção: Jeferson Alves
Coletivo Agridoce
20h – A Protagonista
Direção: Lúcia Santa
Produção independente
20h30- Nelson Rodrigues para maiores
Direção: Belly Nascimento
Grupo: Cara e Coragem

22/10 (Domingo)
19h – Espetáculo Júri Popular
19h30 – Premiação

PE 28 no Cabo de Santo Agostinho recebe melhorias

Com a finalidade de melhorar as condições de trafegabilidade na PE-028 e proporcionar mais conforto e segurança aos usuários, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Transportes, está realizando intervenções ao longo do trecho que vai do entroncamento com a PE-060, no Cabo de Santo Agostinho, até a praia de Gaibu, no Litoral Sul pernambucano.
Na última sexta-feira (6), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) concluiu a operação tapa-buracos ao longo dos dez quilômetros da PE-028. Já os serviços de roço continuam com o auxílio de equipamento hidráulico, que  tem agilizado a conclusão dessa etapa. Em seguida, serão realizadas a capinação e a limpeza da drenagem. Os serviços serão finalizados na segunda quinzena deste mês.
“Essa ação foi uma determinação do secretário Sebastião Oliveira, atendendo à solicitação da população que mora na região, dos trabalhadores de Suape e dos veranistas que frequentam as praias. O deslocamento ficará mais rápido e seguro”, explicou o gestor do Distrito Rodoviário do DER, Nilson Francisco.

Festa das Crianças em Ponte dos Carvalhos no sábado

Paulo Ricardo – No próximo sábado, 14 de outubro, às 13h,  na Praça dos Milagres, em Ponte dos Carvalhos no Município do Cabo, será realizada a 13º edição da Festa das Crianças.
A ação social, em parceria com a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, terá várias brincadeiras como quebra panela, corrida de saco, pula-pula, corrida de pregadores, pipoqueira, algodão doce, cachorro quente e frutas. De acordo com o coordenador do evento, Franklyn Jean, a estimativa de público é de 1.500 pessoas no local, entre crianças e familiares.
O Evento foi realizado pela primeira vez em 2004,  quando Joceíde Maria, mãe de Frankyin, recebeu em mãos o diagnóstico dos médicos de que seu filho tinha vários problemas de saúde.Então ela decidiu fazer uma promessa: caso ele ficasse melhor, iria festejar o Dia das Crianças todos os anos. O evento acontece desde então como forma de gratidão, e o próprio Frankyn, hoje com 25 anos, vem ao longo do tempo acrescentando mais atrativos à festa e mantendo a tradição criada pela a Sra Joceíde. “É um prazer muito grande em dar continuidade a esse belo trabalho que minha mãe Joceíde vem fazendo há tantos anos. É muito satisfatório continuar esse legado, e fico muito feliz em ver as crianças brincando e fazendo parte dessa historia. Quero fazer isso para o resto da vida, pois me faz bem e porque sou grato,” relatou Franklyn Jean.
O estudante Josafá Fernandes, de 16 anos, falou da importância do evento e, sobretudo, do comprometimento através de um voto. “Isso é fé, isso é gratidão, independente de religião cor, raça, ou classe social,” declarou.
A Costureira Eliude Napoleão, de 40 anos, partyicipa da festa Há 10 anos, com sua Filha Evelyn Amanda, hoje ela tem a oportunidades de comparecer na festa  com sua neta e  sobrinhas.” Espero que esse evento seja tão bom quanto nos próximos anos, eu recomendo e  a comunidade agradece,” desabafa.

Porto Engenharia lança novo empreendimento no Cabo

Porto do Cabo é o primeiro residencial de grande porte da região

O Cabo de Santo Agostinho continua a atrair investimentos e negócios. Com isso, a necessidade de novos residenciais só aumenta. É neste cenário que a Porto Engenharia lançou o Porto do Cabo, primeiro condomínio clube com elevador da região. O evento especial para corretores e imprensa aconteceu dia 06 de outubro, no Hotel Intercity Suape.
“Cabo é um lugar de muito desenvolvimento, próximo do Recife, que estava precisando de um empreendimento como o nosso. Estamos largando na frente”, afirma Thiago Melo, sócio-diretor da Porto Engenharia.

O Porto do Cabo fica a 500 metros do Shopping Costa Dourada, a 5 minutos do centro do Cabo e a apenas 25 minutos de Porto de Galinhas. A primeira etapa terá 192 unidades, distribuídas em prédios do tipo térreo + 7 andares. No futuro o complexo receberá um um centro comercial administrado pela Porto, investindo em mais comodidade para o cliente.
Os apartamentos de 50m2 terão sala para dois ambientes, dois quartos, circulação, cozinha e área de serviço. O lazer é completo, Piscina Adulto com raia e infantil, salão de festas, playground, mini campo, quadra poliesportiva e área verde. No quesito praticidade, os apartamentos terão gás encanado, inclusive nos chuveiros, e elevador, além de portaria com controle de acesso. O projeto é assinado pelo renomado arquiteto urbanista Fred Moreira Lima.
Valores iniciais de R$138mil, podendo ser financiado pelo programa Minha Casa Minha Vida. Famílias com renda a partir de R$2mil reais já podem comprar uma unidade. 40% das unidades já foram comercializadas.
Além de todas essas vantagens, o residencial será o primeiro MCMV a ser erguido em um bairro planejado. Isso significa que os moradores já poderão contar com ruas calçadas, paisagismo, iluminação pública, drenagem de água, sistema de esgoto e ônibus da porta.

Leonardo Luna, Murilo Melo e Thiago Melo, socios da Porto Engenharia. Foto Thais Queiroz

Cabo celebra nesta terça-feira o dia de seu padroeiro

Santo Antônio de Pádua, conhecido popularmente como o ‘santo casamenteiro’, é bastante festejado no Cabo de Santo Agostinho. Não só pela data religiosa, mas também por ser o padroeiro da cidade. Nesta terça-feira (13/06), a Paróquia de Santo Antônio encerra os 13 dias de comemorações dedicados a um dos mais importantes santos do catolicismo. O dia é feriado municipal.
Na terça-feira, o dia começa com queima de fogos e toque de sinos nas igrejas da cidade, a partir das 5h. Já às 10h será realizada uma missa solene na igreja matriz. Os párocos da matriz de Santo Antônio, padre Valdir, e da igreja de São Joaquim do Monte, padre Pedro, vão realizar a celebração, que contará também com algumas autoridades do município.
Às  15h, acontecerá uma missa de encerramento, presidida pelo padre Rivadávio, pároco da igreja Nossa Senhora dos Remédios. Ao final da celebração eucarística, haverá a procissão com centenas de fiéis que acompanharão a imagem do padroeiro Santo Antônio e de Nossa Senhora de Fátima pelas principais ruas da cidade. A imagem da santa fará parte do cortejo em homenagem aos 100 anos de sua aparição, em Portugal.
CURIOSIDADE – O coordenador do Ministério da Música da Paróquia de Santo Antônio, Sandro Batista, explica que registros recentes encontrados pela Arquidiocese de Olinda e Recife mostram evidências de que antes da chegada da caravela de Vicente Pinzón em terras cabenses, já havia uma pequena capela em homenagem ao santo, construída no vilarejo.
“Com base nos achados preliminares, acredita-se que a matriz, construída no lugar onde antes existiu a capela, tenha aproximadamente 424 anos e não apenas 395 como supúnhamos”, disse. A data 13 de junho, que estabeleceu Santo Antônio como padroeiro da cidade, foi instituída pelo decreto nº 993 de 27 de abril de 1970. (Texto: Ana Cristina Lima)

Cabense representam o Brasil no Miss Universo Infantil

Tacielly Alves concorrerá a Miss Universo Infantil. Foto: Edson Caetano

Duas cabenses representarão o Brasil em outubro, no Miss Universo Infantil e Miss Universo Baby, que ocorrerão em 20 de outubro em Arequipa, no Peru. Tacielly Alves, com apenas 11 anos, já coleciona vários títulos, como Miss Brasil infantil, Miss Brasil infantil Beleza Negra (estadual e nacional), Miss Pernambuco Princesa e Miss glamour 2014. Tacielly mora em Gaibu.
A outra representante cabense é a pequena Eloysa souza, 2 anos, moradora do bairro da Cohab, que também já tem títulos conquistados: Miss Cabo Baby 2016 e Miss Continente Del Mundo.

Eloysa Souza concorrerá a Miss Universo Baby. Foto: DK

O Cabo é privilegiado, pois Tacielly e Eloysa são as únicas selecionadas em todo o Brasil para concorrer em suas categorias, levando para um concurso internacional os nomes do Cabo de Santo Agostinho, do estado de Pernambuco e do Brasil.
Agora a preocupação das mães Taciana Nunes (de Tacielly) e Alexandra Souza (de Eloysa), estão em busca de parceiros, sejam empresariais ou entes públicos, para viabilizar os custos de viagem e estadia no Miss Universo Infantil e ajudar a trazer estes títulos para o Cabo de Santo Agostinho. Quem se dispuzer, entrar em contato com Taciana pelo fone (WhatsApp) 81 9 8695.0941.

Cabo vacina contra raiva animal neste sábado

A Secretaria de Saúde do Cabo de Santo Agostinho realiza neste sábado (27/05), o “Dia D” da Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal. O objetivo da ação é imunizar cães e gatos em todo município. A vacinação, que é gratuita, vai acontecer em locais estratégicos de cada bairro. A imunização estará disponível das 8h às 17 h.
A vacina antirrábica é indicada a todos os animais maiores de três meses de idade. Ela  previne contra a raiva animal e controla os focos da doença, que também pode ser transmitida para aos seres humanos. A Saúde orienta que apenas os adultos conduzam os bichinhos devidamente equipados com coleiras e guias. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: (81)  3521 -9030.
DOENÇA – A raiva é uma doença transmitida por um vírus e transmitida de um animal para o outro, ou para os seres humanos, através  da saliva do animal doente. Ela penetra no organismo através da pele ou pelas mucosas por meio da mordida. A doença envolve o sistema nervoso central, alterando o comportamento e impulsionando a agressividade do animal, levando à morte. (Texto: Amanda Falcão – Secom/Cabo)

Cabo realiza atividades para celebrar o Maio Amarelo

Foto: Léo Domingos

O Movimento Maio Amarelo, que visa a conscientização da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo país, está sendo celebrado no Cabo de Santo Agostinho. Nessa quinta-feira (25/05), foi realizada uma blitz educativa na Avenida Historiador Pereira da Costa, no Centro. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Defesa Social.
A cor amarela foi escolhida por conta da sinalização de advertência utilizada nos semáforos. O Conselho Nacional de Trânsito definiu como tema das campanhas de educação para o trânsito no Brasil deste ano a frase: ‘Minha Escolha faz a Diferença no Trânsito’.
Na ação, os guardas de trânsito distribuíram panfletos informativos sobre como conduzir os veículos em segurança e orientaram motoristas e motociclistas que trafegavam pelo centro da cidade, além disso os condutores também receberam preservativos pelos profissionais da Secretaria de Saúde.“Essa ação é bastante importante para que a população se sensibilize com relação aos acidentes de trânsito e assim, possamos reduzir o número de casos e contribuirmos para trânsito melhor”, disse o gerente de Trânsito e Transporte do Cabo, Djalma Neto. Os guardas de trânsito também realizaram nesta quinta uma palestra sobre educação no trânsito com os alunos da Escola Cláudio Gueiros, situada no Centro. As ações do Maio Amarelo continuam nesta sexta (26), próximo a Praça Marcos Freire, em Ponte dos Carvalhos. (Amanda Falcão – Secom/Cabo)

“Uber” para mototáxi começa a funcionar no Cabo de Santo Agostinho

Aplicativo Chego Já tem mais de sessenta mototaxistas cadastrados no município



Paulo Rocha - As facilidades que os usuários do Uber já conhecem chegam agora aos que dependem ou preferem o serviço de mototáxis. O aplicativo Chego Já, que já funciona há alguns meses em municípios do Rio de Janeiro chega esta semana ao Cabo de Santo Agostinho.
Segundo Márcio Barcellos, um dos criadores do aplicativo, o Nordeste é uma prioridade da empresa, pela grande demanda de usuários dester tipo de transporte. Com mais de 60 mototaxistas cadastrados espontâneamente no aplicativo, o Chego Já optou por iniciar as atividades primeiro no Cabo de Santo Agostinho, para depois expandir os serviços para outras cidades. A próxima será Jaboatão dos Guararapes, outro município com grande número de mototaxistas. A experiência no Cabo servirá para adequação e melhorias no aplicativo, se necessárias.
O aplicativo – O aplicativo Chego Já está disponível no Google Play para que qualquer pessoa do Brasil possa baixá-lo e funciona em qualquer telefone celular com o Android. Segundo os criadores, que levaram nove meses gestando o App, o aplicativo é bem completo, informando a distância entre os pontos de origem e destino, o tempo estimado e o valor da corrida. Pode-se escolher um mototaxista e dar preferência à ele no momento do pedido. Se ele não atender ou estiver indisponível, o aplicativo redireciona o pedido para os mototaxistas mais próximos. Pode-se também favoritar os lugares, onde depois é necessário informar apenas os nomes, pois os endereços ficarão salvos na memória.
O pagamento pode ser feito em dinheiro ou cartão de crédito, direto pelo aplicativo.
A expectativa dos criadores do Chego Já é de que o aplicativo possa aumentar a renda dos mototaxistas em até 50%, já que, além de trazer novos clientes, os cliente atuais começam e utilizar com mais frequência, devido a comodidade e facilidade em chamar o mototaxista.
Para baixar como usuário ou para se cadastrar, acesse www.chegoja.com.br

10 mil turistas no carnaval do Cabo de Santo Agostinho

Bloco do Pacote em Enseada dos Corais. Foto: Divulgação

Levantamento é da Associação Carnavalesca do Cabo e Santo Agostinho

Durante os nove dias oficiais de carnaval no Cabo e Santo Agostinho, cerca de 10 mil turistas visitaram a cidade, principalmente as praias (Itapuama, Xaréu, Enseada, Gaibu, Calhetas, Paraíso e Suape), segundo levantamento da Associação Carnavalesca do Cabo e Santo Agostinho. No período, mais de quarenta blocos e agremiações desfilaram nas ruas e comunidades, e cerca de vinte ficaram concentrados.
A Policia Militar colocou à disposição dos foliões e blocos 100 policiais e dez viaturas, sendo que a Guarda Municipal esteve presente nos quarenta blocos que desfilaram, inclusive com motos, e marcaram presença também nas praias, com salva-vidas e equipamentos.

Luiz Mário, presidente da ACCSA. Foto: Facebook Ely Batata

Segundo Luiz Mário, presidente da Associação, os blocos e agremiações carnavalescas não receberam ajuda de custos da prefeitura do Cabo. “Mesmo com as dificuldades financeiras e políticas que nosso pais vem enfrentando, fizemos um grande carnaval. Com o esforço dos amigos e a colaboração de pequenos comerciantes, a população mostrou que não existe outro lugar no planeta que tenha a capacidade de fazer uma festa dessa dimensão, com essa quantidade de gente. É claro, a prefeitura se preocupa em avaliar o que pode melhorar e ser aperfeiçoado e a gente, em parceria com a Secretaria de Cultura, já começamos  a pensar no planejamento do carnaval de 2018”, declarou.
Durante a divulgação do balanço de carnaval, o Presidente da Associação do carnaval do Cabo adiantou que algumas mudanças podem ocorrer no carnaval de 2018, a partir de eventos observados na folia que acabou no dia 05/03. Segundo ele, será necessário estudar uma melhor Infraestrutura dos blocos mais conhecidos, para gerar equilíbrio de público entre os desfiles: “Eu acho que a gente precisa definir uma estratégia para fortalecer as agremiações carnavalescas e os blocos. São ajustes que vamos fazer e já começamos a discutir para melhorar no próximo ano”, adiantou. Para isso, segundo ele, já foi solicitada a elaboração de uma pesquisa, na internet, para ouvir as principais críticas e observações dos foliões.

Números – Ainda segundo a ACCSA, nos serviços de atendimento ao público, a prefeitura registrou uma queda de 49,5% no número de atendimentos em saúde, em relação ao ano passado. A maior procura por atendimento foi no Posto de saúde de Gaibu, que atende toda a área das praias, onde foram cerca de registradas 46% das ocorrências. Os demais atendimentos ocorreram em Ponte dos Carvalhos e no Hospital Municipal Mendo Sampaio.
Foram realizadas 100 notificações durante as blitzes da Lei Seca, nas quais 631 veículos foram abordados para realização do teste do bafômetro.
Na Delegacia de Polícia e Delegacia Especializadas de Atendimento à Mulher, foram registradas poucas queixas.
Milhares de latas de cerveja, água e refrigerantes, salgados, cachorro-quente e espetinhos foram vendidos nos polos carnavalescos, alegrando as centenas de vendedores ambulantes espalhados pelos polos carnavalescos, que, com esta renda extra, puderam colocar suas contas em dia.
O recolhimento de resíduos deixados pelos foliões foi estimado pelo Serviço de Limpeza Urbana em cerca de 1,2 tonelada.