Prefeitura de São José faz ação em parceria com a Compesa

Fotos: Divulgação PMSJCG

Buscando soluções para a população que sofre com a falta de água no município, o prefeito de São José da Coroa Grande, Pel Lages, esteve no final de julho na Gerência Regional da Compesa, em Vitória de Santo Antão. Em reunião, Pel Lages afirmou ao gerente regional Mozart Alencar de Oliveira, que a prefeitura se dispõe a auxiliar a Compesa na solução de um dos problemas, o parcial entupimento do crivo, utensílio com o fundo perfurado que se usa para separar fragmentos, grãos, pedras e congêneres, que está obstruído, impedindo a passagem da água durante a captação.
A intervenção foi feita em caráter emergencial dia 03 de julho, em operação conjunta entre a Prefeitura de São José da Coroa Grande e agentes da Compesa, com o fim de melhorar a distribuição de água e qualidade desta, um bem que é direito de todos, assim mostrando comprometimento e respeito com a população.

Em reunião, o gerente regional da Compesa informou a implantação de uma nova ETA para a Mata Sul

Aulas em São José da Coroa Grande devem ser retomadas amanhã

Imagem símbolo da enchente de 2017, a menina Rivânia, de Várzea do Una, pode voltar às aulas amanhã. Foto: Internet

Embora outras cidades tenham sofrido muito mais com as chuvas, o município de São José da Coroa Grande também foi muito afetado, principalmente nas comunidades rurais e nos distritos de Várzea do Una e Abreu do Una, às margens do rio Una, que subiu até o limite crítico. Acessos a engenhos e distritos foram danificados e grande parte da população afetada. O Secretário de Educação, Wagner Germiniano, determinou a suspensão de uma série de atividades programadas e suspendeu as aulas, que devem reiniciar amanhã, quarta-feira. “Muitos de nossos professores e funcionários são de cidades atingidas pelas enchentes e passam por dificuldades. Neste momento nos solidarizamos com eles”, disse o secretário.

Moradora mostra o nível onde a água chegou

A Prefeitura de São José da Coroa Grande iniciou uma campanha para a arrecadação de água potável, roupas, fraldas descartáveis, material de higiene pessoal, colchões e alimentos não perecíveis para atender a população que ficou desalojada ou desabrigada por conta da enchente.
O ponto de arrecadação fica localizado no CRAS na Rua Júlio Belo/Centro ao lado do Pátio de Eventos Arlindo Cindrim.

São José da Coroa Grande realiza Conferência de Cultura e Turismo

Da assessoria – A Prefeitura de São José da Coroa Grande, através da Secretaria de Turismo e Eventos, realizou a “1ª Conferência Municipal de Cultura e Turismo” no último sábado, 20 de maio, no EREM- Professor Carlos José Dias. Turmas foram divididas com os participantes da conferência para apresentar diagnósticos para um melhor desempenho da “Cultura e Turismo” do município.
Por cerca de 20 anos São José da Coroa Grande esteve fora da rota turística do estado, e conseguiu retornar este ano, gaças à determinação e ao empenho do Governo Municipal. Por muito tempo tentou-se organizar uma Conferência de Cultura e Turismo, e nesse primeiro congresso foi realizada a eleição dos conselheiros e delegados. A diretora de Turismo, Mônica Sueli, se comoveu ao falar que a mais de 10 anos sonhava com este dia, o dia em que o Turismo e a Cultura de São José da Coroa Grande brilhariam novamente no cenário nacional e que o conselho de cultura e turismo seria revitalizado.
O secretário de Turismo e Eventos, Pedro Costa, parabenizou a todos os presentes e acrescentou que a Cultura e o Turismo de São José da Coroa Grande estarão bem representados pelos conselheiros eleitos.

São José da Coroa Grande realizou a ExpoTotal Rural

Dia 05 de maio a Prefeitura de São José da Coroa Grande, através da Secretaria de Educação, realizou, no Engenho Buenos Aires, a I EXPO TOTAL RURAL, com o tema “São José conhecendo São José: História, Cultura, Patrimônio e Belezas Naturais.
Dando andamento a Política Municipal de Educação que prevê a construção de uma escola significativa socialmente e uma educação pública acolhedora e com qualidade social, a SEDUC levou a proposta da EXPO para às escolas rurais. Estas foram inseridas neste processo e desafiadas a pensar e a produzir uma exposição que versasse sobre a história da luta pela terra, a construção das comunidades rurais, a importância da agricultura familiar e orgânica e, também, do turismo rural.
Neste sentido, a Escola Roberto Bezerra de Melo do engenho Serra D’água do Tanque, apresentou o tema “Turismo Ecológico, bicas do Bau e Sete Metros”. Oportunidade em que foi apresentado pelos alunos da escola uma paródia apontando a importância da água e da preservação dos recursos naturais para o fomento do turismo rural não só naquela localidade, mas em todo o município.
Por sua vez a Escola Nossa Senhora do Rosário, do Engenho Arassu, apresentou o tema “A formação histórica da comunidade”. Momento em que os alunos puderam pesquisar e conhecer sobre as ruínas da Igreja Nossa Sra. da Saúde e o antigo casarão dos senhores de engenho, hoje reformado, que deram origem a comunidade.
As Escolas D. Maria de Brito, do Engenho Jindaí, e D. Maria de Brito, do Engenho Campinas, tinham como temas “A alimentação orgânica, as hortas e a agricultura familiar”, respectivamente. Ambas as escolas procuraram mostrar a importância da agricultura familiar para a economia da região e para a construção de comunidades mais sustentáveis, baseadas na comercialização de produtos orgânicos.
A Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, do Engenho Buenos Aires, e a Escola Nossa Senhora da Conceição, do Engenho Pau Amarelo, discutiram e apresentaram o tema “A Luta pela Terra”. Ambas apresentaram a importância dos movimentos sociais, ligados ao homem do campo, na luta pela terra, em especial o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Afirmando a luta pela terra como um direito fundamental para uma vida mais justa e digna.

O evento foi bastante prestigiado, contando com a presença do Prefeito Pel Lages, da primeira dama Nel Lages, do Secretário de Educação Wagner Geminiano e de praticamente todos os demais secretários da administração municipal. Se fizeram presentes toda a equipe SEDUC, além de representantes e alunos de todas as escolas da zona urbana de São José.
O que demonstrou, na prática, o olhar diferenciado que a SEDUC vem dando a educação do município, na tentativa de levar uma educação de qualidade para todos os níveis de ensino e para todas as áreas, do campo a cidade. O reconhecimento ficou explícito nos rostos e nos sorrisos de pais, alunos e professores da zona rural, que tem a frente a coordenadora Ana Lira e o seu assitente Josué, responsáveis diretos pelo trabalho com as escolas da zona rural.
O secretário de educação Wagner Geminiano afirmou que “estava bastante satisfeito com o resultado alcançado, mas que estas ações não se encerravam por ali, era apenas o primeiro passo na direção de ofertar uma educação pública significativa e de qualidade para todos os coroenses”.
O Prefeito Pel Lages também fez questão de reiterar seu compromisso com a melhoria da qualidade de vids das comunidades rurais do município e afirmou que “aquele evento, pioneiro no munícipio, mostra o meu compromisso com todos os coroenses. E a presença de todo secretariado prestigiando o evento expressa a vontade deste governo de fazer mais e melhor por São José. E nada melhor do que fazer isso começando por uma mudança e uma revolução na educação. Por que será através da educação que começaremos a mudar São José”. Pel Lages aproveitou o momento, também, para agradecer a todos que fazem a educação do município pelo empenho e dedicação, nestes primeiros meses de governo, em ajudá-lo a contruir uma São José melhor e mais digna para todos.

Seleção paraguaia de beach soccer em São José da Coroa Grande

Paraguaios enfrentam o Sport no sábado e o Santa Cruz no domingo

Foto: Divulgação PMSJCG

Dentro da programação referente à comemoração da sua emancipação política, em 11 de abril, está a Pré-temporada de Beach Soccer, onde a Seleção Paraguaia de Beach Soccer é uma das grandes atrações. A seleção do país vizinho escolheu a Terra das Piscinas naturais para seus treinos visando a preparação para o Mundial Fifa 2017, que ocorrerá nas Bahmas.
A equipe paraguaia enfrentará, de hoje até dia 12 as seleções das cidades de São José e de Barreiros, além das equipes do Sport e do Santa Cruz, do Recife.
O evento está acontecendo na Orla Marítima de São José da Coroa Grande, e os jogadores paraguaios já realizaram o reconhecimento da arena com trabalhos físicos e jogadas ensaiadas, arrancando aplausos do público. Ainda no domingo, dia 02 de abril, conheceram as Piscinas Naturais do município.
A Pré-temporada de Beach Soccer é uma realização da Prefeitura Municipal de São José dá Coroa Grande, com apoio do deputado Beto Accioli, Caixa Econômica Federal e Câmara Municipal de Vereadores.

JOÃO BALEIA GARANTE QUE É CANDIDATO A PREFEITO DE BARREIROS

Roldão Joaquim, João Baleia, Carlos Lupi, Pedro Serafim Neto e Elianai Buarque – Imagens Blog Ponto de Vista

O ex-prefeito de Barreiros, João Baleia (PDT) juntamente com a prefeita de São José da Coroa Grande e sua esposa, Elianai Buarque (PDT), acompanhado dos secretários municipais Thomas Buarque, Wagner Geminiano e Kennedy Figueiredo, do presidente da Câmara de Vereadores de São José da Coroa Grande, Beto do Abreu (PDT) e de outras lideranças políticas, esteve na manhã de ontem (18) prestigiando a posse da vereadora do Recife, Isabella de Roldão como presidente municipal do PDT.
A solenidade foi realiza no Plenário da Câmara Municipal do Recife e contou com a presença do Presidente Nacional do PDT, Carlos Lupi, do deputado federal e presidente estadual da sigla, Wolney Queiroz, dos deputados federais Ricardo Teobaldo (PTB), Daniel Coelho (PSDB) e Sílvio Costa (PSC), do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira (PC do B), dos deputados estaduais José Humberto (PTB), Sílvio Costa Filho (PTB) e Pedro Serafim Neto (PDT), além do ex-conselheiro do TCE e ex-deputado estadual Roldão Joaquim e de outras personalidades políticas locais e regionais.

Beto do Abreu, Carlos Lupi, Elianai Buarque e João Baleia – Imagem: Blog Ponto de Vista

Na ocasião, tive a oportunidade de falar rapidamente com João Baleia e pergunta-lhe sobre a suas intenções políticas em relação a cidade de Barreiros e ele foi categórico em afirmar que é candidatíssimo a prefeito nas eleições de 2016 e que além de contar com o apoio da Executiva Nacional do Partido, garante que tem realizado consultas frequentes que lhe colocam em uma situação de muita competitividade para disputar o executivo municipal. João Baleia foi prefeito de Barreiros durante o período de 1996 a 2004.
Pelo cenário político atual, a cadeira pelo cargo de prefeito de Barreiros será disputada entre o atual prefeito Carlinhos da Pedreira (PSB), João Baleia (PDT), Toinho (PSDB) e Beto da Sensação (PTB). Caso isto ocorra, poderemos ter uma das eleições mais emocionantes da história de Barreiros. (Escrito por Wellington Ribeiro, do blog Ponto de Vista)

São José da Coroa Grande terá Central de Reciclagem

A Secretaria de Meio Ambiente de São José da Coroa Grande realizou na manhã desta sexta-feira, 07 de agosto, a abertura do processo de licenciamento ambiental da Central de Triagem de Materiais Recicláveis, que será construída no município.
O requerimento foi assinado e entregue junto com toda documentação necessária pelos engenheiros do Instituto de Tecnologia de Pernambuco – ITEP, David Silva e Izalino Modena, para ser protocolado junto à SEMA para início dos procedimentos obrigatórios para esse tipo de empreendimento.
Após concluída, a obra será entregue à Assossiação de Catadores de Materiais Recicláveis de São José da Coroa Grande para triagem, estoque e venda dos recicláveis provenientes da Coleta Seletiva, que já vem sendo realizada na cidade desde 2014.
A ação faz parte do Projeto Recicla Pernambuco, do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, com financiamento da Petroquímica SUAPE e execução do ITEP, tendo como captadora dos recursos e ações do projeto Recicla PE para o município a Prefeitura de São José da Coroa Grande, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMA.
A contrução do empreendimento está prevista ainda para este ano.

Festa dos Pescadores em São José da Coroa Grande

Colônia de Pescadores Z9 tem uma mulher no comando

Foi realizada dia 29 de junho em São José da Coroa Grande a tradicional Festa dos Pescadores, em homenagem a São Pedro, padroeiro da categoria. Mesmo com chuva, foi realizada uma missa em frente à Colônia Z9 e depois a procissão que levou a imagem de São Pedro até a orla, onde foi embarcada no barco Fé e Vida para a procissão marítima. Durante a noite houve shows musicais.
A colônia de Pescadores Z9 de São José da Coroa Grande foi fundada em 22 de abril de 1922, tendo completado, portanto, 93 anos neste 2015.
Fazem parte do quadro de associados hoje 450 mulheres (marisqueiras) e 550 homens.
A atual presidente, Enilde Lima, vem de uma familia tradicional de pescadores, de geraçao  em geração. “Tenho afinidade com a atividade da pesca, pois em minha família somos pescadores desde meu bisavô”, diz Enilde. “Sou marisqueira e minha mãe também. Sou viúva e tenho filho pescador e sempre tive uma convivência com eles todos, principalmente os homens”, afirma.
Enilde Lima assumiu a Colônia de Pescadores em um momento de crise, depois que, segundo ela “A colônia passou 23 anos nas mãos de uma diretoria que nada mais fazia, estávamos perdendo nossos direitos. Quando assumi a presidência, a colonia tinha mais de um milhao em dívidas, e hoje estamos organizados também financeiramente.
Nosso trabalho é lutar pelos direitos dos pescadores e de seus dependentes. Se levarmos em conta que 35% da renda do município depende da atividade da pesca, que coloca na mesa do consumidor cerca de 70% da pesca artesanal do estado, então vemos a importância disso e o número de pessoas envolvidas”.

Enilde Lima com o prefeito de Ipojuca, Carlos Santana, e a deputada Simone Santana. Na outra foto, com o governador Paulo Câmara.

Enilde Lima falou também à reportagem do Grande Litoral sobre a Medida Provisória e os decretos assinados em abril pela presidente da república, que afetam diretamente os pescadores artesanais, restringindo seus direitos e abrindo brechas na lei para que grandes empresas de pesca e donos de grandes barcos possam se declarar “pescadores artesanais”: “Conseguimos depois de muita luta as garantias de nossos direitos como pescadores, direitos estes que hoje estão ameaçados com essa MP e com os decretos 8424 e 8425, que nos prejudicam diretamente. É uma falta de respeito com nossa classe, os pescadores artesanais são os mais afetados, principalmente as mulheres marisqueiras. Mas continuamos na luta, faço parte da coordenaçao do Movimento dos Pescadores(as) a nível estadual e nacional, onde somos respeitados. Estamos indo a várias instâncias para tentar reverter este quadro”.
Quanto à grande Festa dos Pescadores recentemente realizada, Enilde diz que “Resgatamos uma tradiçao que estava quase esquecida, o Dia de São Pedro e o Dia do Pescador são datas símbolo para essa classe sofrida, um dia de união e de confraternização, quando valorizamos nossos costumes, nossas crenças e nossa relação com o mar”.

Confirmada pré-candidatura de Beto do Abreu à Prefeitura de São José da Coroa Grande

Foto: Divulgação

Beto do Abreu, hoje presidente da Câmara de Vereadores e iniciado sua carreira política representando a comunidade de Abreu do Una e adjacências, tem ampliado sua atuação a outras áreas do município, o que o consolida como terceira via nas eleições de 2016. Além disso, com força dentro de seu partido (PDT), faz alianças com grandes nomes da política, o que pode facilitar o enfrentamento dos problemas do município e trazer futuros investimentos em melhorias.
A indicação de Beto do Abreu foi feita pelos seus pares na vereança, com apoio de setores da sociedade que acreditam em um nome de grande aceitação popular como alternativa de poder nas próximas eleições.
A nova empreitada com certeza não será fácil para o vereador, mas os amigos que divulgam a ideia já têm até o slogam da futura campanha: “São José Mais Belo”

Motociclistas: vem aí a Segunda Trilha Coroa Grande

Confirmando sua vocação para abrigar eventos motociclísticos, São José da Coroa Grande recebe novamente, em 28 de junho, pilotos de todo o estado para a Segunda Trilha Coroa Grande.
A festa, com programação a ser definida, já está com inscrições abertas pelos fones 8696.4445 e 9686. 5554, com os amigos Cunha e Tony.
Os Kits para os participantes compõem-se de camisa, café, lanche, almoço e troféu, sendo que, ao final do circuito, será sorteada  uma moto Honda CRF 230.
A Segunda Trilha tem o apoio  da administração da Prefeitura de São José da Coroa Grande.