Jaboatão e Cabo têm novos “Patrimônios Vivos”

  • Categoria: Jaboatão

Dois dos novos eleitos são de Jaboatão, e um é do Cabo de Santo Agostinho

Uma eleição realizada no início de julho, na sede do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio Cultural (CEPPC), elegeu seis novos Patrimônios Vivos, totalizando 51 no estado: A Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo (bacamarte, cultura popular/Cabo de Santo Agostinho) Maria dos Prazeres (parteira tradicional/Jaboatão dos Guararapes), Mestre Chocho (música, choro/Jaboatão dos Guararapes); Ainda foram eleitos André Madureira, José Pimentel e Reisado Inhanhum.
A presidente do CEPPC, Márcia Souto, explicou como chegaram ao resultado final. “Concluímos, hoje, o processo de eleição dos novos Patrimônios, que foi fruto de várias audiências públicas realizadas desde o começo do mês de julho. Uma experiência muito rica, participativa e democrática, na qual nós, membros do Conselho, pudemos conhecer de perto os candidatos que se inscreveram nessa edição. Esse resultado reflete a diversidade da cultura pernambucana, que é múltipla e pujante”, disse.
A titulação será entregue no próximo dia 17 de agosto, quando é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. A cerimônia será no Teatro de Santa Isabel, no bairro de Santo Antônio, na área central do Recife, que marcará também a entrega do 2º Prêmio Ayrton de Almeida Carvalho.