Faculdade Pitágoras inaugura dia 15 em Jaboatão dos Guararapes

  • Categoria: Jaboatão
  • Escrito por Paulo Rocha

Instituição oferece educação de referência em mais de 60 unidades em todo o Brasil, e conta com modelo de ensino que explora competências voltadas para empregabilidade. Vestibular já é dia 19 de maio

A partir deste mês de maio, a Faculdade Pitágoras passará a oferecer cursos os de Engenharia Mecânica, Elétrica, Produção e Civil; Bacharelados em Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social; Licenciaturas em História, Sociologia, Pedagogia e Educação Física e Tecnólogos em Analise e Desenvolvimento de Sistemas, Gestão Ambiental, Gestão Pública, Marketing, Logística, Gestão de Recursos Humanos e Tecnólogo em Gestão Da Segurança Pública.
A instituição possui 50 anos de tradição e pioneirismo de ensino e mais de 60 unidades nos estados do Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Sergipe.
Com infraestrutura de ponta a Faculdade Pitágoras de Jaboatão dos Guararapes conta com salas de aula com equipamentos multimídia e amplo espaço, laboratórios de informática com notebooks de última geração, laboratórios de práticas em engenharia, biblioteca atualizada, acesso à internet WI-FI para todos os alunos, além de total acessibilidade as áreas da faculdade.
“A inovação em nosso modelo de ensino é o diferencial que os alunos precisam para desenvolver-se profissionalmente junto às novas tendências do mercado de trabalho”, explica o Professor Thiago dos Reis Hoffmann, diretor da unidade.
Para democratizar o ingresso do estudante ao ensino superior, a instituição oferece facilidades como o Parcelamento Estudantil Privado (PEP), possibilitando ao universitário valores de mensalidades acessíveis e juros zero durante todo o curso.
A Faculdade Pitágoras inaugura no dia 15 de Maio, no campus localizado na Rua Aurora Diniz Carneiro Leão, 5281 – Anexo a Escola Souza Leão, bairro de Candeias, e já terá seu vestibular no dia 19 de Maio, no campus localizado na Rua Aurora Diniz Carneiro Leão, 5281 – Anexo a Escola Souza Leão, em Candeias. As inscrições podem ser feitas através do portal www.vestibularja.com.br/pitagoras.
Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (81) 9 9198-1442 e (81) 9 9199-8320

Cavaleiro sem agência da Caixa Econômica Federal

  • Categoria: Jaboatão
  • Escrito por Paulo Rocha

Agência da CEF em Cavaleiro, Jaboatão dos Guararapes, será fechada em 06 de abril

Imagem: Internet

Paulo Rocha – Os habitantes de Cavaleiro, distrito de Jaboatão dos Guararapes, foram surpreendidos no início do mês com a informação de que a agência da Caixa Econômica Federal do bairro será fechada neste dia 06 de abril. A informação, sem justificativas, apenas foi afixada na porta da agência, alertando os clientes de que será transferida para o Fórum de Jaboatão, em Prazeres, distante quase 20 quilômetros.
A medida é incompreensível, uma vez que Cavaleiro é um dos bairros mais populosos de Jaboatão, com mais de 100 mil habitantes e  um centro comercial de fazer inveja a muitos municípios. A partir de abril, clentes que precisarem ir à agência vão depender do transporte público, complicando mais ainda a vida, em especial a de pessoas com algum tipo de deficiência.
O assunto foi discutido na Câmara de Vereadores de Jaboatão, por iniciativa do vereador Irmão Fabinho, que declarou ter protocolado documento solicitando explicações da Caixa, e a criação de uma comissão para tentar evitar o fechamento da agência. O presidente da Casa Vidal de Negreiros, vereador Adeíldo da Igreja, declarou que a Câmara deverá se mobilizar a fim de verificar junto à direção do banco o que pode ser feito para manter a agência aberta. “Vamos nos unir com a prefeitura para procurar o banco e estudar uma forma de não prejudicar a população”, disse.
O fechamento de agências bancárias por todo o país, incluindo Pernambuco, faz parte de um movimento nacional que força as pessoas a ustilizarem aplicativos dos bancos. Entende-se tais ações quando efetivadas por bancos particulares, mas quando se trata de bancos públicos, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, a medida vai contra o interesse da população, visto que são bancos que deveriam ter atuação social, não visando apenas o lucro.

Privatização – A hipótese mais ventilada para a avalanche de fechamento de agências da CEF e do BB seria a preparação de terreno para a privatização destes dois bancos públicos. Como a iniciativa privada não é boba, exige que tais bancos tenham o mínimo de funcionários e de agências, pois o grosso de suas movimentações são eletrônicas e não interessa a eles o “social”.  O que fortalece a hipótese de privatização, além do fechamento de agências, é a sequência de programas de “demissão voluntária”,  o último deles anunciado em 22 de fevereiro pela CEF, com o objetivo de cortar cerca de 3 mil funcionários, enquanto avança o processo que possibilita a terceirização de funcionários em várias áreas.
Vale lembrar que os ativos do Banco do Brasil e da Caixa, segundo a revista Exame, especializada em Economia, chegam a quase 3 trilhões de reais.

Quadra 2 do Conjunto Muribeca será demolida e moradores transferidos

  • Categoria: Jaboatão
  • Escrito por Paulo Rocha

Residencial Fazenda Suassuna, em fase de conclusão. Foto: Divulgação

Segundo o prefeito Anderson Ferreira, moradores serão transferidos para o Residencial Faszenda Suassuna, em Jaboatão Centro

Mais um capítulo da triste história do Conjunto Muribeca passa a ser escrito. Os blocos restantes da Quadra dois serão demolidos, de acordo com a justiça. Dia 16 de novembro os moradores e comerciantes do entorno da quadra 2, com 550 moradores, foram notificados da decisão e tiveram 30 dias para abandonar os imóveis.
Em acordo com o Ministério Público e Caixa Econômica Federal, o prefeito Anderson Ferreira anunciou que os moradores serão transferidos para o Residencial Fazenda Suassuna, em Jaboatão Centro, próximo à Estrada da Integração, após cadastro pela Secretaria de Infraestrutura do município. O residencial Suassuna está em fase de conclusão e é da Caixa Econômica a responsabilidade de relocar os moradores ou viabilizar o pagamento de aluguéis. O anúncio foi feito no mesmo dia, a representantes do Conselho de Moradores de Muribeca, da Associação dos Moradores de Muribeca e do Movimento Somos Todos Muribeca.
Os prédios todos do Conjunto Muribeca, tipo caixão, foram condenados por problemas estruturais e a Caixa foi condenada a reestruturar os mesmos. Mas não parece ser essa a intenção da Caixa. Em 2015 já foram demolidos os “puxadinhos” – Constrições irregulares destinadas principalmente ao comércio –  e os blocos129 e 155 mas até hoje, passados mais de 2 anos, não foram reconstruídos. O prazo para reconstrução era de 180 dias.
História – Construído em 1982, Muribeca foi o sonho de muita gente. Com 70 prédios e mais de 2 mil famílias, tornou-se uma pequena cidade, onde todos se conheciam, e aos póucos foi-se tornando auto-suficiente, sem depender de Prazeres. Bares, restaurantes, todo tipo de comércio se instalou e sempre ao alcance de todos os moradores. O pesadelo inbiciou cinco anos depois, quando surgiram os primeiros problemas nas estruturas dos prédios-caixões e um predio na quadra 3 foi demoilido. De lá para cá sucederam-se os problemas. em 1995 outro prédio foi interditado e, em 2005 todos os blocos foram condenados e determinada a desocupação do Residencial.
Hoje, muitas famílias ainda permanecem em Muribeca, e a Caixa gasta milhões mensalmente com aluguéis e outros custos, mas não reconstrói nem faz esforço para isso. Muitros se perguntam o porquê de a Caixa gastar sem retorno e temem que Muribeca fique no futuro um grande deserto.
Tudo se encaminha para isso. Com a valorização dos terrenos junto à Estrada da Integração, próximo à BR e ao novo centro de Jaboatão, pode ser inclusive lucrativo para a Caixa futuramente vender a área, uma vez que, pelo tamanho, pode ser ali construído um verdadeiro bairro, com prédios altos, shopping, áreas comerciais e de lazer, etc, enquanto as pessoas pobre que adquiriram ali sas moradias e ali construíram suas vidas são aos poucos removidas para áreas cada vez mais distantes

Muribeca dos Guararapes comemora 440 anos

  • Categoria: Jaboatão
  • Escrito por Paulo Rocha

Foto ilustrativa das comemorações em 2016

A comunidade de Muribeca dos Guararapes, conhecida popularmente como Muribeca Rua comemora seus 440 anos de fundação, de 15 a 21 de setembro, com várias festividades: Desfile cívico com as escolas locais, concurso de beleza, atrações musicais, culturais e esportivas, além de eventos religiosos, queima de fogos e corte de bolo. O tema deste ano foi Terra de muitas Culturas, e a direção da programação foi de Neilson Candido Gomes.
Veja a programação completa:

DIA: 15/09 (SEXTA - FEIRA)
– 9h: Desfile cívico com as Escolas da Regional 4
– 19h: Concurso Garota e Garoto Muribeca no Pátio da Praça
– Atração Musical

DIA: 16/09/2017 (SÁBADO)
3 atrações musical

DIA: 17/09/2017 ( DOMINGO)
– 8:30h: Torneio no campo de futebol sub17
– 16h: Show evangélico
– 19:30: Culto de Ação e Graças da 1° Igreja Batista com Pastor Elias José.
– Atrações musicais

DIA: 20/09/2017 (QUARTA-FEIRA)
– 19h: Apresentações Culturais – Associação de Capoeira Bem-te-vi, caboclo de lança, bandas marciais Barão de
Muribeca e Carlos Drummond Andrade, corte do bolo e queimas de fogos.
– Encerramento

Dia 21/09 (QUINTA-FEIRA)
19:30: Missa de Ação e Graças da Paróquia Nossa Senhora do Rosário. Celebrante Pe. Josenilson Silva (Comunidade Obra de Maria).

Carolline Gomes, Alessandro Fialho e Alexandre de Paulo recebem títulos de cidadãos jaboatonenses

  • Categoria: Jaboatão
  • Escrito por Paulo Rocha

Por Pedro Tinoco  – Três personalidades que muito contribuem para a elevação do nome de Jaboatão dos Guararapes em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, foram homenageadas dia 1 de setembro com o Título de Cidadão de Jaboatão. A triatleta Carolline Gomes, o pastor Alessandro Fialho e o ex-vereador Alexandre de Paula são agora “filhos legítimos de Jaboatão”.

Carolline Gomes – A primeira saudação foi feita pelo vereador Márcio do Curado, que destacou as qualidades da atleta Carolline Gomes. “Sua história já é muito conhecida, pois são dezenas de conquistas não só no Brasil, mas em outros países, sempre levando o nome de Jaboatão ao pódio. Você recebe o título de cidadã, mas quem ganha é a cidade”, afirmou.
A atleta agradeceu a Deus e ao pai, José Gomes, seu grande incentivador. “Me sinto honrada em me tornar cidadã jaboatonense de fato e isto me estimula ainda mais a lutar pelos meus objetivos, tais como conseguir representar o Brasil na Olimpíada de Tóquio, no Japão”, disse.

Pastor Alessandro Fialho – O vereador Irmão Fabinho falou sobre o pastor Alessandro Fialho, titular da 1ª Igreja Batista de Sucupira. O trabalho de restauração das famílias, através da promoção dos encontros de casais, foi um dos aspectos ressaltados pelo parlamentar.  “Quem conhece o trabalho do pastor Alessandro sabe que verdadeiros milagres têm acontecido em função da sua dedicação às famílias”, comentou.
Após falar um pouco de sua história de vida e superação o líder religioso enfatizou que aquela conquista era uma vitória coletiva, pois muitas pessoas trabalham nas ações implementadas pela igreja. “Hoje o que eu tenho pra dizer a todos vocês é que Deus pode mudar qualquer situação. Não importa o que esteja acontecendo. Eu fiz uma opção por ser apenas um servo por amor a Cristo e dou este testemunho. Agradeço a homenagem, mas toda honra e toda glória seja dada ao nosso Senhor Jesus Cristo”.

Alexandre de Paula – Por fim coube ao presidente da Câmara, vereador Adeíldo da Igreja, saudar o ex-vereador Alexandre de Paula, destacando suas qualidades pessoais, como amigo leal e trabalhador. “No período em que você esteve aqui conosco provou que é uma pessoa de caráter inatacável, homem de bem, honesto e sempre disposto a ajudar. Quando o prefeito lhe convidou para ser Assessor Especial foi uma tristeza muito grande para nós, mas ao mesmo tempo uma alegria por saber que você continua contribuindo com a nossa cidade”, afirmou.
O homenageado disse estar satisfeito por ter conquistado a cidadania jaboatonense “de fato e de direito”, pois já mora no município há mais de 28 anos. “Este é um dos dias mais felizes da minha vida. Quero apenas dizer que Deus está realizando muitas bênçãos na minha vida. Agradeço a todos que aprovaram este título, pois fiz uma nova família aqui na Câmara de Vereadores de Jaboatão”.

Acidente em adutora na Curva do Caranguejo, Jaboatão

  • Categoria: Jaboatão
  • Escrito por Paulo Rocha

A Compesa informa  que houve  um acidente em uma adutora pertencente  ao Sistema Tapacurá, às margens da PE-07, no bairro de Santo Aleixo, Jaboatão dos Guararapes. Durante a execução da obra de alargamento da Curva do Caranguejo - um pleito antigo  dos moradores da área - a  adutora,  uma tubulação de ferro fundido, de 500 mm, se desacoplou. Desde a semana passada, técnicos da Compesa e do DER trabalham em conjunto para   o conserto da tubulação. Devido à complexidade das intervenções, a expectativa é que os trabalhos sejam finalizados até o próximo sábado (2). Para executar os serviços foi necessário suspender o abastecimento de água de várias localidades de Jaboatão Centro, também conhecido como Jaboatão Velho e parte alta de Coqueiral (Recife).
Localidades sem abastecimento: Santo Aleixo, Malvinas, Vista Alegre, Padre Roma, Bela Vista, Alto da Fábrica 1 e 2, Indiana, Goiabeira, Santo Antônio, Engenho Velho Alto e Baixo, Vila Rica parte baixa, Cavaleiro parte alta, todas situadas em Jaboatão dos Guararapes. Em Recife, a única localidade afetada é a  parte alta de Coqueiral ( Recife).

Escritor jaboatonense lança livro dia 26 no Tacaruna

  • Categoria: Jaboatão
  • Escrito por Paulo Rocha

Após estrear no universo literário com o livro Herbert Flinch – O manipulador de sonhos, lançado no ano passado, o escritor pernambucano Marcos A. Júnior está de volta ao universo literário com uma nova obra. Cem dias na prisão, também publicado pela editora paulista Giostri será lançado no próximo sábado, 26 de agosto, na Livraria Leitura do Shopping Tacaruna, área central da capital pernambucana.
O romance relata o drama de um aspirante a escritor que recebeu como presente de aniversário de 18 anos uma inexplicável prisão. Seus dias na cadeia foram os piores que já vivera. A única salvação para o jovem Thomaz foi relatar todos os seus pensamentos e sentimentos em um caderno velho, tentando manter-se o mais afastado possível do mal.  
Por muito tempo o terror do ambiente foi repelido de suas ponderações, mas a terrível rotina da penitenciária fez incisões massacrantes em sua mente. Os acontecimentos ficaram mais sombrios e a real redenção cada vez mais distante.
Com 223 páginas, o livro é dividido em cem breves capítulos, um por dia, onde cada capítulo conta, através da literatura narrativo-reflexiva, o que deixa a obra rápida e prazerosa de ser lida, os vários pensamentos que importunaram a mente do personagem principal, o levando a escolher um surpreendente destino”, descreve o escritor Marcos A. Júnior.
Marcos A. Júnior é natural do Recife-PE, mas escolheu a cidade vizinha à capital pernambucana, Jaboatão dos Guararapes (bairro de Candeias), para morar.  Com formação em Administração e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, começou sua trajetória literária no final do ano 2014, ao desenvolver o livro “Diário de Uma Mente Incomum”, um diário de questionamentos, atitudes, pensamentos e sentimentos da mente de um jovem de 26 anos que tinha que resolver problemas de chefe o perseguindo, período final de faculdade e problemas de relacionamento.
Também deu vida à história de Elizabeth, uma jovem dançarina que foi assassinada em uma noite de Réveillon, na minissérie “A Última Dança”, disponível para leitura no blog Leituras Plus. Possui vários pensamentos e poemas tocantes lançados nas redes sociais. Seu último trabalho escrito, primeiro a ser publicado, foi “Herbert Flinch – O Manipulador de Sonhos”, uma ficção que conta a história de um garoto que descobriu, ainda com 11 anos, que tinha o dom de voltar nos momentos ruins que aconteciam em sua vida e alterá-los de acordo com seu gosto.

SERVIÇO
Lançamento do livro “Cem Dias Na Prisão”, de Marcos A. Junior
Data: 26 de agosto (sábado)
Local: Livraria Leitura, no Shopping Tacaruna (Av. Gov. Agamenon Magalhães, 153, L1 – Loja 30 Santo Amaro, Recife - PE)
Horário: 17h
Entrada gratuita

Orçamento 2018 de Jaboatão é de R$ 1 bilhão e 200 milhões

  • Categoria: Jaboatão
  • Escrito por Paulo Rocha

Foto: Chico Bezerra/PJG

Previsão otimista se baseia em alguns dados positios, como aumento de 28% na arrecadação de IPTU este ano

Da assessoria – A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes apresentou, dia 9 de agosto, durante audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, o projeto que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2018, primeira peça orçamentária e de cumprimento de metas fiscais da gestão do prefeito Anderson Ferreira. A proposta da LDO foi apresentada pelos secretários municipais da Fazenda e de Planejamento e Gestão, Cesar Barbosa e Paulo Lages, respectivamente. Ao detalhar as metas orçamentárias para o próximo ano, Barbosa ressaltou que será mantido o foco nas áreas da Educação, Saúde, Infraestrutura e Assistência Social, setores que são tidos como pilares pela atual gestão.
Barbosa reiterou, ainda, que a previsão é de uma receita total orçamentária para o próximo ano é de cerca de R$ 1,2 bilhão, verba que, segundo ele, continuará a ser empregada de forma inteligente e consciente, “assim como temos feito desde que assumimos a administração municipal”.
“A política de austeridade econômica implantada pelo prefeito Anderson Ferreira tem rendido resultados excelentes para o município, a exemplo do aumento de quase R$ 11 milhões (cerca de 28%) na arrecadação do IPTU entre os meses de janeiro a junho, em comparação com o mesmo período do ano passado. Outro exemplo que atesta o sucesso da nossa política econômica é a nossa expectativa de superávit para este ano, de 2% a 3%. Ou seja, em termos de receita, Jaboatão é destaque nos cenários estadual e nacional, por estar posicionado fora da curva de uma crise econômica que assola o País”, afirmou o secretário.
A LDO segue agora para apreciação da Comissão de Orçamento da Câmara Municipal. Após a análise do projeto e demais trâmites, a peça deverá ser devolvida ao Poder Executivo, que, em seguida, irá elaborar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que define como os recursos públicos serão executados ao longo do próximo ano.
A votação da LDO foi dia 15 de agosto e assim se referiu a ela o presidente da Câmara, vereador Adeíldo da Igreja:
“Com a conclusão dos trabalhos estamos cumprindo o nosso papel, que é ajudar o Poder Executivo a aplicar da melhor maneira possível os recursos financeiros que a cidade terá para atender à população com a prestação de serviços como saúde, educação, infraestrutura, entre outros”, explicou.

DER inicia operação tapa-buracos na Estrada da Muribeca

  • Categoria: Jaboatão
  • Escrito por Paulo Rocha

A Estrada da Muribeca – PE-017- é mais uma importante via da Região Metropolitana do Recife que está sendo beneficiada pelo Governo do Estado com ações de conservação. As melhorias, realizadas pela Secretaria Estadual de Transportes, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, contemplam o trecho que vai da BR-101 até a PE-007, em Jaboatão dos Guararapes.
Os trabalhos foram iniciados em dois pontos da rodovia: Santo Aleixo e Muribeca. A iniciativa está sendo realizada ao longo dos 12 quilômetros da Estrada da Muribeca. A previsão é concluir a operação tapa-buracos até o final deste mês de agosto e, em seguida, realizar os demais serviços de conservação.
A PE-017 é uma via considerada Eixo de Integração Sul que dá acesso aos bairros aos da Muribeca e de Marcos Freire, em Jaboatão dos Guararapes. O trecho que vai da BR-101 até o acesso à Muribeca é o mais intenso, já que é utilizado por várias linhas de ônibus e caminhões de cargas, que transportam mercadorias para grandes empresas que possuem galpões e centros de distribuição de seus produtos. (Assessoria de Comunicação do DER-PE)